MESTRANDO(A) |
ORIENTADOR(A) |
DATA DEFESA |
TÍTULO DISSERTAÇÃO – link |
Allan Beckmann Costa |
Prof. Dr. Luis Fernando Cerri |
13/02/2019 |
A cultura histórica e a escola: consciência histórica de estudantes entre o escolar e o extraescolar – um estudo de caso em Curitiba-PR – PR |
Janaína Jaskiu |
Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira |
31/08/2018 |
Papéis em revista: ensino de História e as representações de gênero na publicidade da revista O Cruzeiro (1930-1975) |
Paulo Reginaldo Chevonica Junior |
Prof. Dr. Geyso Dongley Germinari |
03/08/2018 |
Educação Histórica na prática dos professores: o processo de ensino e aprendizagem a partir dos cursos de formação continuada na SME de Curitiba |
Solange da Silva Pinto |
Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira |
29/08/2018 |
O debate de gênero no ensino de História: moças para casar – representações femininas nos processos crimes de sedução em Ponta Grossa (1940-1970) |
Juliana Cristine Kapp de Oliveira Visnieski |
Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira |
10/10/2018 |
Belas prendadas e do lar: ensino de história e representações femininas na coluna “O Assunto é Mulher” do Jornal Gazeta de Palmeira (1976 – 1982) |
Douglas William Gonçalves Rezende |
Profª Drª Christiane Marques Szesz |
15/02/2019 |
Movimento Escola Sem Partido e a criminalização de práticas docentes no Paraná no início do século XXI |
Marizete Kasiorowski Kolinski |
Profª Drª Maura Regina Petruski |
19/11/2018 |
Imigração polonesa na colônia Água Branca: usos e potencialidades pedagógicas |
Fábio Maurício Holzmann Maia |
Prof. Dr. Paulo Eduardo Dias de Mello |
13/12/2018 |
Bandas de música – tradição, identidade e história em Ponta Grossa: uma possibilidade para o ensino da história local |
Rafael de Castro Mehret |
Prof. Dr. Niltonci B. Chaves |
28/08/2018 |
A Colônia Cecília enquanto elemento de análise para a compreensão ha história local a partir do Jornal Gazeta de Palmeira: um recorte dos anos 1990 – 1991 / 2003 / 2015 – 2016. 2018 |
Alana Rasinski de Mello |
Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira |
08/12/2020 |
“Que sabe dos homens e das mulheres”: o ensino de história a partir da representação de gênero na coluna do jornal O Tibagi (1948-1950) |
Angela Caciano |
Prof. Dr. Geyso Dongley Germinari |
30/11/2020 |
A formação histórica humanista em Jörn Rüsen: o livro didático em perspectiva |
Adilson Carlos de Lima |
Prof. Dr. Jean Carlos Moreno |
06/05/2020 |
Fotografia, memória e ensino de História: trabalhadores do café no interior paulista |
Alexandre Mazetto Vieira |
Prof. Dr. Jean Carlos Moreno |
08/05/2020 |
Por um Ensino de História Decolonial: Os Tupi Guarani do Alto Paranapanema |
Mariane de Melo Bueno |
Prof. Dr. Jean Carlos Moreno |
04/05/2020 |
Minas de Carvão em Figueira (PR): possibilidades de abordagem da História Local no ensino de História |
Guilherme Rodrigues |
Profª Drª Silvana Maura Batista de Carvalho
Profª Drª Maura Regina Petruski |
29/042021 |
Entre o visível e o invisível: um estudo sobre as Congadas da Lapa-PR |
Juliana Bombardelli |
Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira |
10/05/2021 |
Mulheres distintas: o ensino de História e as representações de gênero a partir do Jornal da Manhã em Ponta Grossa (1954-1957) |
Denise Alves de Andrade Barbosa |
Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira |
10/05/2021 |
Protagonismo feminino na militância: ocupação de escolas de São Paulo em 2015 e do Paraná em 2016 |
George Ramon Dimbarre |
Profª Drª Maura Regina Petruski
Profª Drª Janaina de Paula do Espírito Santo (co-rientadora) |
31/03/2021 |
Jogos eletrônicos e conceitos históricos: uma investigação a partir do Minecraft |
Maristela Sant’Ana de Oliveira |
Prof. Dr. Marco Antonio Stancik |
13/05/2020 |
Discursos e representações sobre a cidade de Ponta Grossa na década de 1930: as crônicas do jornal Diário dos Campos e o Álbum de 1936 |
Lucas Camargo Tonatto |
Prof. Dr. Paulo Eduardo Dias Melo |
31/08/2020 |
Diálogos entre conhecimento histórico e ensino religioso: representações do Islã nos livros didáticos de ensino religioso do estado do Paraná (2006 – 2013) |
Iara Luzia Sales da Luz Tizot |
Profª Drª Christiane Marques Szesz |
10/12/2020 |
Verde e amarelo, sem foice sem martelo: ensino de História a apartir das representações do comunismo no Jornal da Manhã de Ponta Grossa – 1964 |
Elaine Aparecida Mayer |
Prof. Dr. Luis Fernando Cerri |
31/03/2021 |
O Ensino de História local nos anos iniciais do município de Ponta Grossa: no caminho da princesa das crianças |
Nelci Aparecida Ruth |
Profª. Drª. Maura Regina Petruski |
05/06/2020 |
A Praça Marechal Floriano Peixoto – Espaço de Construção e Preservação da Memória da Cidade de Ponta Grossa |
Flávio Sebastião de Freitas |
Profª Drª Christiane Marques Szesz |
06/04/2021 |
Ensino de História e representações de gênero nos classificados da Gazeta do Povo (1937-1946) |
Andréa Moraes Lamin |
Prof. Dr. Luis Fernando Cerri |
02/04/2021 |
Meninas diante da História: gênero, participação e violência – um estudo em Ponta Grossa, PR (2020) |
Daniel Bonin Barreto |
Profª Drª Andrea Mazurok Schactae |
23/02/2021 |
O golpe civil-militar de 1964 no Jornal Tribuna de Itararé: a imprensa como fonte para o Ensino de História |
João Paulo da Rocha |
Prof. Dr. Edson Armando Silva |
19/03/2021 |
O Ensino Religioso e a participação do Professor de História na efetivação da Disciplina no Paraná |
José Alexandre da Silva |
Profª Drª Christiane Marques Szesz |
29/04/2021 |
O ensino de História a partir do cinema documentário: possibilidades com O dia que durou 21 anos |
Luis Marcelo Santos |
Profª. Drª. Maura Regina Petruski |
14/10/2021 |
História e arqueologia Marajoara: possibilidades para o ensino de história indígena |
Ione Patrícia Visnieski |
Profª Drª Andrea Mazurok Schactae |
16/12/2021 |
Ensino de história e representações dos femininos na umbanda: a uma análise a partir da revista espiritual de umbanda (2003 – 2008) |
Elaine Lopes |
Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira |
07/12/2021 |
Mulheres negras no ensino de história do Brasil: a história de Maria Firmina dos Reis |
Luciane Corrêa |
Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira |
30/05/2022 |
As práticas circulares como possibilidades para o debate de gênero, corpo e sexualidade nas aulas de História |
Jhonatan Felipe Pereira Machado |
Prof. Dr. Paulo Eduardo Dias Melo |
17/12/2021 |
Ensinar sobre o holocausto: uma proposta de visita ao Museu do Holocausto de Curitiba-PR |
Marlize de Fátima Cottet |
Profª Drª Christiane Marques Szesz |
14/04/2022 |
Ensino de história, literatura e história em quadrinhos: representações de gênero nos quadrinhos de Dom Casmurro de Machado de Assis |
Edislaine Terezinha Fernandes Vitoriano |
Prof. Dr. Antonio Paulo Benatte |
01/07/2022 |
“O índio que mora na cabeça dos iratienses”: uma proposição didática para o trabalho com a história indígena em Irati |
Joares de Paula Aires |
Prof. Dr. Antonio Paulo Benatte |
27/06/2022 |
Ensino de história do Paraná na educação básica durante a primeira república (1889-1930) |
Ana Célia Choldys Felippi |
Prof. Dr. Paulo Eduardo Dias Melo |
25/04/2022 |
Base Nacional Comum Curricular de História no estado do Paraná: contexto de produção e conteúdo prescrito |
Paulo José de Paiva |
Prof. Dr. Jean Carlos Moreno |
02/03/2022 |
“Norte Pioneiro” e Salto do Itararé: História regional e local em sala de aula |
Ana Rubia Pedroso |
Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira |
27/03/2023 |
O poder da representatividade: os livros didáticos de História e as lutas femininas |
Ravail de Paula Oliveira |
Prof. Dr. Antonio Paulo Benatte |
17/04/2023 |
As imagens não falam por si: o livro didático de História e a Educação das Relações Étnico-Raciais no Estado do Paraná |
Priscielli do Carmo Rozo Cerdeira da Rosa |
Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira |
24/05/2023 |
O estudo de gênero na Base Nacional Comum Curricular de História e no Currículo da Rede Estadual Paranaense |
João Pedro Cioffi Pereira |
Prof. Dr. Marco Antonio Stancik |
17/05/2023 |
Antissemitismo nos livros infantis da Alemanha nazista (1933-1945) |
Marcus Vinicius do Nascimento |
Prof. Dr. Paulo Eduardo Dias de Mello |
29/04/2022 |
A revolução de 1930 em Itararé: o cinema documentário no ensino de história |
Eliana Holz |
Prof. Dr. Jean Carlos Moreno |
27/03/2024 |
História e cultura indígena: uma proposta para o estudo dos Kaingang nas aulas de história do Paraná para o Ensino Médio |