| MESTRANDO(A) | ORIENTADOR(A) | DATA DEFESA | TÍTULO DISSERTAÇÃO – link | 
| Allan Beckmann Costa | Prof. Dr. Luis Fernando Cerri | 13/02/2019 | A cultura histórica e a escola: consciência histórica de estudantes entre o escolar e o extraescolar – um estudo de caso em Curitiba-PR – PR | 
| Janaína Jaskiu | Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira | 31/08/2018 | Papéis em revista: ensino de História e as representações de gênero na publicidade da revista O Cruzeiro (1930-1975) | 
| Paulo Reginaldo Chevonica Junior | Prof. Dr. Geyso Dongley Germinari | 03/08/2018 | Educação Histórica na prática dos professores: o processo de ensino e aprendizagem a partir dos cursos de formação continuada na SME de Curitiba | 
| Solange da Silva Pinto | Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira | 29/08/2018 | O debate de gênero no ensino de História: moças para casar – representações femininas nos processos crimes de sedução em Ponta Grossa (1940-1970) | 
| Juliana Cristine Kapp de Oliveira Visnieski | Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira | 10/10/2018 | Belas prendadas e do lar: ensino de história e representações femininas na coluna “O Assunto é Mulher” do Jornal Gazeta de Palmeira (1976 – 1982) | 
| Douglas William Gonçalves Rezende | Profª Drª Christiane Marques Szesz | 15/02/2019 | Movimento Escola Sem Partido e a criminalização de práticas docentes no Paraná no início do século XXI | 
| Marizete Kasiorowski  Kolinski | Profª Drª Maura Regina Petruski | 19/11/2018 | Imigração polonesa na colônia Água Branca: usos e potencialidades pedagógicas | 
| Fábio Maurício Holzmann Maia | Prof. Dr. Paulo Eduardo Dias de Mello | 13/12/2018 | Bandas de música – tradição, identidade e história em Ponta Grossa: uma possibilidade para o ensino da história local | 
| Rafael de Castro Mehret | Prof. Dr. Niltonci B. Chaves | 28/08/2018 | A Colônia Cecília enquanto elemento de análise para a compreensão ha história local a partir do Jornal Gazeta de Palmeira: um recorte dos anos 1990 – 1991 / 2003 / 2015 – 2016. 2018 | 
| Alana Rasinski de Mello | Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira | 08/12/2020 | “Que sabe dos homens e das mulheres”: o ensino de história a partir da representação de gênero na coluna do jornal O Tibagi (1948-1950) | 
| Angela Caciano | Prof. Dr. Geyso Dongley Germinari | 30/11/2020 | A formação histórica humanista em Jörn Rüsen: o livro didático em perspectiva | 
| Adilson Carlos de Lima | Prof. Dr. Jean Carlos Moreno | 06/05/2020 | Fotografia, memória e ensino de História: trabalhadores do café no interior paulista | 
| Alexandre Mazetto Vieira | Prof. Dr. Jean Carlos Moreno | 08/05/2020 | Por um Ensino de História Decolonial: Os Tupi Guarani do Alto Paranapanema | 
| Mariane de Melo Bueno | Prof. Dr. Jean Carlos Moreno | 04/05/2020 | Minas de Carvão em Figueira (PR): possibilidades de abordagem da História Local no ensino de História | 
| Guilherme Rodrigues | Profª Drª  Silvana Maura Batista de Carvalho Profª Drª Maura Regina Petruski | 29/042021 | Entre o visível e o invisível: um estudo sobre as Congadas da Lapa-PR | 
| Juliana Bombardelli | Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira | 10/05/2021 | Mulheres distintas: o ensino de História e as representações de gênero a partir do Jornal da Manhã em Ponta Grossa (1954-1957) | 
| Denise Alves de Andrade Barbosa | Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira | 10/05/2021 | Protagonismo feminino na militância: ocupação de escolas de São Paulo em 2015 e do Paraná em 2016 | 
| George Ramon Dimbarre | Profª Drª Maura Regina Petruski Profª Drª Janaina de Paula do Espírito Santo  (co-rientadora) | 31/03/2021 | Jogos eletrônicos e conceitos históricos: uma investigação a partir do Minecraft | 
| Maristela Sant’Ana de Oliveira | Prof. Dr. Marco Antonio Stancik | 13/05/2020 | Discursos e representações sobre a cidade de Ponta Grossa na década de 1930: as crônicas do jornal Diário dos Campos e o Álbum de 1936 | 
| Lucas Camargo Tonatto | Prof. Dr. Paulo Eduardo Dias Melo | 31/08/2020 | Diálogos entre conhecimento histórico e ensino religioso: representações do Islã nos livros didáticos de ensino religioso do estado do Paraná (2006 – 2013) | 
| Iara Luzia Sales da Luz Tizot | Profª Drª Christiane Marques Szesz | 10/12/2020 | Verde e amarelo, sem foice sem martelo: ensino de História a apartir das representações do comunismo no Jornal da Manhã de Ponta Grossa – 1964 | 
| Elaine Aparecida Mayer | Prof. Dr. Luis Fernando Cerri | 31/03/2021 | O Ensino de História local nos anos iniciais do município de Ponta Grossa: no caminho da princesa das crianças | 
| Nelci Aparecida Ruth | Profª. Drª. Maura Regina Petruski | 05/06/2020 | A Praça Marechal Floriano Peixoto – Espaço de Construção e Preservação da Memória da Cidade de Ponta Grossa | 
| Flávio Sebastião  de Freitas | Profª Drª Christiane Marques Szesz | 06/04/2021 | Ensino de História e representações de gênero nos classificados da Gazeta do Povo (1937-1946) | 
| Andréa Moraes Lamin | Prof. Dr. Luis Fernando Cerri | 02/04/2021 | Meninas diante da História: gênero, participação e violência – um estudo em Ponta Grossa, PR (2020) | 
| Daniel Bonin Barreto | Profª Drª Andrea Mazurok Schactae | 23/02/2021 | O golpe civil-militar de 1964 no Jornal Tribuna de Itararé: a imprensa como fonte para o Ensino de História | 
| João Paulo da Rocha | Prof. Dr. Edson Armando Silva | 19/03/2021 | O Ensino Religioso e a participação do Professor de História na efetivação da Disciplina no Paraná | 
| José Alexandre da Silva | Profª Drª Christiane Marques Szesz | 29/04/2021 | O ensino de História a partir do cinema documentário: possibilidades com O dia que durou 21 anos | 
| Luis Marcelo Santos | Profª. Drª. Maura Regina Petruski | 14/10/2021 | História e arqueologia Marajoara: possibilidades para o ensino de história indígena | 
| Ione Patrícia Visnieski | Profª Drª Andrea Mazurok Schactae | 16/12/2021 | Ensino de história e representações dos femininos na umbanda:  a uma análise a partir da revista espiritual de umbanda (2003 – 2008) | 
| Elaine Lopes | Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira | 07/12/2021 | Mulheres negras no ensino de história do Brasil: a história de Maria Firmina dos Reis | 
| Luciane Corrêa | Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira | 30/05/2022 | As práticas circulares como possibilidades para o debate de gênero, corpo e sexualidade nas aulas de História | 
| Jhonatan Felipe Pereira Machado | Prof. Dr. Paulo Eduardo Dias Melo | 17/12/2021 | Ensinar sobre o holocausto: uma proposta de visita ao Museu do Holocausto de Curitiba-PR | 
| Marlize de Fátima Cottet | Profª Drª Christiane Marques Szesz | 14/04/2022 | Ensino de história, literatura e história em quadrinhos: representações de gênero nos quadrinhos de Dom Casmurro de Machado de Assis | 
| Edislaine Terezinha Fernandes Vitoriano | Prof. Dr. Antonio Paulo Benatte | 01/07/2022 | “O índio que mora na cabeça dos iratienses”: uma proposição didática para o trabalho com a história indígena em Irati | 
| Joares de Paula Aires | Prof. Dr. Antonio Paulo Benatte | 27/06/2022 | Ensino de história do Paraná na educação básica durante a primeira república (1889-1930) | 
| Ana Célia Choldys Felippi | Prof. Dr. Paulo Eduardo Dias Melo | 25/04/2022 | Base Nacional Comum Curricular de História no estado do Paraná: contexto de produção e conteúdo prescrito | 
| Paulo José de Paiva | Prof. Dr. Jean Carlos Moreno | 02/03/2022 | “Norte Pioneiro” e Salto do Itararé: História regional e local em sala de aula | 
| Ana Rubia Pedroso | Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira | 27/03/2023 | O poder da representatividade: os livros didáticos de História e as lutas femininas | 
| Ravail de Paula Oliveira | Prof. Dr. Antonio Paulo Benatte | 17/04/2023 | As imagens não falam por si: o livro didático de História e a Educação das Relações Étnico-Raciais no Estado do Paraná | 
| Priscielli do Carmo Rozo Cerdeira da Rosa | Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira | 24/05/2023 | O estudo de gênero na Base Nacional Comum Curricular de História e no Currículo da Rede Estadual Paranaense | 
| João Pedro Cioffi Pereira | Prof. Dr. Marco Antonio Stancik | 17/05/2023 | Antissemitismo nos livros infantis da Alemanha nazista (1933-1945) | 
| Marcus Vinicius do Nascimento | Prof. Dr. Paulo Eduardo Dias de Mello | 29/04/2022 | A revolução de 1930 em Itararé: o cinema documentário no ensino de história | 
| Eliana Holz | Prof. Dr. Jean Carlos Moreno | 27/03/2024 | História e cultura indígena: uma proposta para o estudo dos Kaingang nas aulas de história do Paraná para o Ensino Médio |