Dissertações Defendidas

Para acessar as dissertações clique no título, o link  irá para o repositório de  Teses e Dissertações da UEPG – TEDE/UEPG

MESTRANDO(A) ORIENTADOR(A) DATA DEFESA TÍTULO DISSERTAÇÃO – link
Allan Beckmann Costa Prof. Dr. Luis Fernando Cerri 13/02/2019 A cultura histórica e a escola: consciência histórica de estudantes entre o escolar e o extraescolar – um estudo de caso em Curitiba-PR – PR
Janaína Jaskiu Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira 31/08/2018 Papéis em revista: ensino de História e as representações de gênero na publicidade da revista O Cruzeiro (1930-1975)
Paulo Reginaldo Chevonica Junior Prof. Dr. Geyso Dongley Germinari 03/08/2018 Educação Histórica na prática dos professores: o processo de ensino e aprendizagem a partir dos cursos de formação continuada na SME de Curitiba
Solange da Silva Pinto Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira 29/08/2018 O debate de gênero no ensino de História: moças para casar – representações femininas nos processos crimes de sedução em Ponta Grossa (1940-1970)
Juliana Cristine Kapp de Oliveira Visnieski Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira 10/10/2018 Belas prendadas e do lar: ensino de história e representações femininas na coluna “O Assunto é Mulher” do Jornal Gazeta de Palmeira (1976 – 1982)
Douglas William Gonçalves Rezende Profª Drª Christiane Marques Szesz 15/02/2019 Movimento Escola Sem Partido e a criminalização de práticas docentes no Paraná no início do século XXI
Marizete Kasiorowski  Kolinski Profª Drª Maura Regina Petruski 19/11/2018 Imigração polonesa na colônia Água Branca: usos e potencialidades pedagógicas
Fábio Maurício Holzmann Maia Prof. Dr. Paulo Eduardo Dias de Mello 13/12/2018 Bandas de música – tradição, identidade e história em Ponta Grossa: uma possibilidade para o ensino da história local
Rafael de Castro Mehret Prof. Dr. Niltonci B. Chaves 28/08/2018 A Colônia Cecília enquanto elemento de análise para a compreensão ha história local a partir do Jornal Gazeta de Palmeira: um recorte dos anos 1990 – 1991 / 2003 / 2015 – 2016. 2018
Alana Rasinski de Mello Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira 08/12/2020 “Que sabe dos homens e das mulheres”: o ensino de história a partir da representação de gênero na coluna do jornal O Tibagi (1948-1950)
Angela Caciano Prof. Dr. Geyso Dongley Germinari 30/11/2020 A formação histórica humanista em Jörn Rüsen: o livro didático em perspectiva
Adilson Carlos de Lima Prof. Dr. Jean Carlos Moreno 06/05/2020 Fotografia, memória e ensino de História: trabalhadores do café no interior paulista
Alexandre Mazetto Vieira Prof. Dr. Jean Carlos Moreno 08/05/2020 Por um Ensino de História Decolonial: Os Tupi Guarani do Alto Paranapanema
Mariane de Melo Bueno Prof. Dr. Jean Carlos Moreno 04/05/2020 Minas de Carvão em Figueira (PR): possibilidades de abordagem da História Local no ensino de História
Guilherme Rodrigues Profª Drª  Silvana Maura Batista de Carvalho

Profª Drª Maura Regina Petruski

29/042021 Entre o visível e o invisível: um estudo sobre as Congadas da Lapa-PR
Juliana Bombardelli Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira 10/05/2021 Mulheres distintas: o ensino de História e as representações de gênero a partir do Jornal da Manhã em Ponta Grossa (1954-1957)
Denise Alves de Andrade Barbosa Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira 10/05/2021 Protagonismo feminino na militância: ocupação de escolas de São Paulo em 2015 e do Paraná em 2016
George Ramon Dimbarre Profª Drª Maura Regina Petruski

Profª Drª Janaina de Paula do Espírito Santo  (co-rientadora)

31/03/2021 Jogos eletrônicos e conceitos históricos: uma investigação a partir do Minecraft
Maristela Sant’Ana de Oliveira Prof. Dr. Marco Antonio Stancik 13/05/2020 Discursos e representações sobre a cidade de Ponta Grossa na década de 1930: as crônicas do jornal Diário dos Campos e o Álbum de 1936
Lucas Camargo Tonatto Prof. Dr. Paulo Eduardo Dias Melo 31/08/2020 Diálogos entre conhecimento histórico e ensino religioso: representações do Islã nos livros didáticos de ensino religioso do estado do Paraná (2006 – 2013)
Iara Luzia Sales da Luz Tizot Profª Drª Christiane Marques Szesz 10/12/2020 Verde e amarelo, sem foice sem martelo: ensino de História a apartir das representações do comunismo no Jornal da Manhã de Ponta Grossa – 1964
Elaine Aparecida Mayer Prof. Dr. Luis Fernando Cerri 31/03/2021 O Ensino de História local nos anos iniciais do município de Ponta Grossa: no caminho da princesa das crianças
Nelci Aparecida Ruth Profª. Drª. Maura Regina Petruski 05/06/2020 A Praça Marechal Floriano Peixoto – Espaço de Construção e Preservação da Memória da Cidade de Ponta Grossa
Flávio Sebastião  de Freitas Profª Drª Christiane Marques Szesz 06/04/2021 Ensino de História e representações de gênero nos classificados da Gazeta do Povo (1937-1946)
Andréa Moraes Lamin Prof. Dr. Luis Fernando Cerri 02/04/2021 Meninas diante da História: gênero, participação e violência – um estudo em Ponta Grossa, PR (2020)
Daniel Bonin Barreto Profª Drª Andrea Mazurok Schactae 23/02/2021 O golpe civil-militar de 1964 no Jornal Tribuna de Itararé: a imprensa como fonte para o Ensino de História
João Paulo da Rocha Prof. Dr. Edson Armando Silva 19/03/2021 O Ensino Religioso e a participação do Professor de História na efetivação da Disciplina no Paraná
José Alexandre da Silva Profª Drª Christiane Marques Szesz 29/04/2021 O ensino de História a partir do cinema documentário: possibilidades com O dia que durou 21 anos
Luis Marcelo Santos Profª. Drª. Maura Regina Petruski 14/10/2021 História e arqueologia Marajoara: possibilidades para o ensino de história indígena
Ione Patrícia Visnieski Profª Drª Andrea Mazurok Schactae 16/12/2021 Ensino de história e representações dos femininos na umbanda:  a uma análise a partir da revista espiritual de umbanda (2003 – 2008)
Elaine Lopes Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira 07/12/2021 Mulheres negras no ensino de história do Brasil: a história de Maria Firmina dos Reis
Luciane Corrêa Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira 30/05/2022 As práticas circulares como possibilidades para o debate de gênero, corpo e sexualidade nas aulas de História
Jhonatan Felipe Pereira Machado Prof. Dr. Paulo Eduardo Dias Melo 17/12/2021 Ensinar sobre o holocausto: uma proposta de visita ao Museu do Holocausto de Curitiba-PR
Marlize de Fátima Cottet Profª Drª Christiane Marques Szesz 14/04/2022 Ensino de história, literatura e história em quadrinhos: representações de gênero nos quadrinhos de Dom Casmurro de Machado de Assis
Edislaine Terezinha Fernandes Vitoriano Prof. Dr. Antonio Paulo Benatte 01/07/2022 “O índio que mora na cabeça dos iratienses”: uma proposição didática para o trabalho com a história indígena em Irati
Joares de Paula Aires Prof. Dr. Antonio Paulo Benatte 27/06/2022 Ensino de história do Paraná na educação básica durante a primeira república (1889-1930)
Ana Célia Choldys Felippi Prof. Dr. Paulo Eduardo Dias Melo 25/04/2022 Base Nacional Comum Curricular de História no estado do Paraná: contexto de produção e conteúdo prescrito
Paulo José de Paiva Prof. Dr. Jean Carlos Moreno 02/03/2022 “Norte Pioneiro” e Salto do Itararé: História regional e local em sala de aula
Ana Rubia Pedroso Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira 27/03/2023 O poder da representatividade: os livros didáticos de História e as lutas femininas
Ravail de Paula Oliveira Prof. Dr. Antonio Paulo Benatte 17/04/2023 As imagens não falam por si: o livro didático de História e a Educação das Relações Étnico-Raciais no Estado do Paraná
Priscielli do Carmo Rozo Cerdeira da Rosa Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira 24/05/2023 O estudo de gênero na Base Nacional Comum Curricular de História e no Currículo da Rede Estadual Paranaense
João Pedro Cioffi Pereira Prof. Dr. Marco Antonio Stancik 17/05/2023 Antissemitismo nos livros infantis da Alemanha nazista (1933-1945)
 Marcus Vinicius do Nascimento Prof. Dr. Paulo Eduardo Dias de Mello 29/04/2022 A revolução de 1930 em Itararé: o cinema documentário no ensino de história
 

 

Eliana Holz

Prof. Dr. Jean Carlos Moreno 27/03/2024 História e cultura indígena: uma proposta para o estudo dos Kaingang nas aulas de história do Paraná para o Ensino Médio
Grazyelli Cristina da Costa Prof. Dr. Jean Carlos Moreno 03/05/2024 Youtube e ensino de História: pensando as narrativas sobre a independência do Brasil no Ensino Fundamental
Fernanda Haffermann Profª. Drª. Maura Regina Petruski 20/05/2024 A formação do Reino africano de Kush e o ensino de História: uma proposta de trabalho através de jogos na plataforma Wordwall
Fernanda Stockler Prof. Dr. Paulo Eduardo Dias Melo
Rafael Schier Granado Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira
Lorenna Rochinski Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira
Allan Jose Almeida Domingues Profª Drª Christiane Marques Szesz
Cristiane Acosta Profª. Drª. Maura Regina Petruski
Diovana de Fatima Bronosky Profª Drª Andrea Mazurok Schactae
Mário Cesar Ferreira Prof. Dr. Edson Armando Silva
Maria Paula Borba Bueno Moura Profª Georgiane Garabely Heil Vázquez
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

Skip to content