Dissertações Defendidas

Para acessar as dissertações clique no título, o link  irá para o repositório de  Teses e Dissertações da UEPG – TEDE/UEPG

MESTRANDO(A) ORIENTADOR(A) DATA DEFESA TÍTULO DISSERTAÇÃO
Allan Beckmann Costa Prof. Dr. Luis Fernando Cerri 13/02/2019 A cultura histórica e a escola: consciência histórica de estudantes entre o escolar e o extraescolar – um estudo de caso em Curitiba-PR – PR
Janaína Jaskiu Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira 31/08/2018 Papéis em revista: ensino de História e as representações de gênero na publicidade da revista O Cruzeiro (1930-1975)
Paulo Reginaldo Chevonica Junior Prof. Dr. Geyso Dongley Germinari 03/08/2018 Educação Histórica na prática dos professores: o processo de ensino e aprendizagem a partir dos cursos de formação continuada na SME de Curitiba
Solange da Silva Pinto Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira 29/08/2018 O debate de gênero no ensino de História: moças para casar – representações femininas nos processos crimes de sedução em Ponta Grossa (1940-1970)
Juliana Cristine Kapp de Oliveira Visnieski Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira 10/10/2018 Belas prendadas e do lar: ensino de história e representações femininas na coluna “O Assunto é Mulher” do Jornal Gazeta de Palmeira (1976 – 1982)
Douglas William Gonçalves Rezende Profª Drª Christiane Marques Szesz 15/02/2019 Movimento Escola Sem Partido e a criminalização de práticas docentes no Paraná no início do século XXI
Marizete Kasiorowski  Kolinski Profª Drª Maura Regina Petruski 19/11/2018 Imigração polonesa na colônia Água Branca: usos e potencialidades pedagógicas
Fábio Maurício Holzmann Maia Prof. Dr. Paulo Eduardo Dias de Mello 13/12/2018 Bandas de música – tradição, identidade e história em Ponta Grossa: uma possibilidade para o ensino da história local
Rafael de Castro Mehret Prof. Dr. Niltonci B. Chaves 28/08/2018 A Colônia Cecília enquanto elemento de análise para a compreensão ha história local a partir do Jornal Gazeta de Palmeira: um recorte dos anos 1990 – 1991 / 2003 / 2015 – 2016. 2018
Alana Rasinski de Mello Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira 08/12/2020 “Que sabe dos homens e das mulheres”: o ensino de história a partir da representação de gênero na coluna do jornal O Tibagi (1948-1950)
Angela Caciano Prof. Dr. Geyso Dongley Germinari 30/11/2020 A formação histórica humanista em Jörn Rüsen: o livro didático em perspectiva
Adilson Carlos de Lima Prof. Dr. Jean Carlos Moreno 06/05/2020 Fotografia, memória e ensino de História: trabalhadores do café no interior paulista
Alexandre Mazetto Vieira Prof. Dr. Jean Carlos Moreno 08/05/2020 Por um Ensino de História Decolonial: Os Tupi Guarani do Alto Paranapanema
Mariane de Melo Bueno Prof. Dr. Jean Carlos Moreno 04/05/2020 Minas de Carvão em Figueira (PR): possibilidades de abordagem da História Local no ensino de História
Guilherme Rodrigues Profª Drª  Silvana Maura Batista de Carvalho

Profª Drª Maura Regina Petruski

29/042021 Entre o visível e o invisível: um estudo sobre as Congadas da Lapa-PR
Juliana Bombardelli Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira 10/05/2021 Mulheres distintas: o ensino de História e as representações de gênero a partir do Jornal da Manhã em Ponta Grossa (1954-1957)
Denise Alves de Andrade Barbosa Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira 10/05/2021 Protagonismo feminino na militância: ocupação de escolas de São Paulo em 2015 e do Paraná em 2016
George Ramon Dimbarre Profª Drª Maura Regina Petruski

Profª Drª Janaina de Paula do Espírito Santo  (co-rientadora)

31/03/2021 Jogos eletrônicos e conceitos históricos: uma investigação a partir do Minecraft
Maristela Sant’Ana de Oliveira Prof. Dr. Marco Antonio Stancik 13/05/2020 Discursos e representações sobre a cidade de Ponta Grossa na década de 1930: as crônicas do jornal Diário dos Campos e o Álbum de 1936
Lucas Camargo Tonatto Prof. Dr. Paulo Eduardo Dias Melo 31/08/2020 Diálogos entre conhecimento histórico e ensino religioso: representações do Islã nos livros didáticos de ensino religioso do estado do Paraná (2006 – 2013)
Iara Luzia Sales da Luz Tizot Profª Drª Christiane Marques Szesz 10/12/2020 Verde e amarelo, sem foice sem martelo: ensino de História a apartir das representações do comunismo no Jornal da Manhã de Ponta Grossa – 1964
Elaine Aparecida Mayer Prof. Dr. Luis Fernando Cerri 31/03/2021 O Ensino de História local nos anos iniciais do município de Ponta Grossa: no caminho da princesa das crianças
Nelci Aparecida Ruth Profª. Drª. Maura Regina Petruski 05/06/2020 A Praça Marechal Floriano Peixoto – Espaço de Construção e Preservação da Memória da Cidade de Ponta Grossa
Flávio Sebastião  de Freitas Profª Drª Christiane Marques Szesz 06/04/2021 Ensino de História e representações de gênero nos classificados da Gazeta do Povo (1937-1946)
Andréa Moraes Lamin Prof. Dr. Luis Fernando Cerri 02/04/2021 Meninas diante da História: gênero, participação e violência – um estudo em Ponta Grossa, PR (2020)
Daniel Bonin Barreto Profª Drª Andrea Mazurok Schactae 23/02/2021 O golpe civil-militar de 1964 no Jornal Tribuna de Itararé: a imprensa como fonte para o Ensino de História
João Paulo da Rocha Prof. Dr. Edson Armando Silva 19/03/2021 O Ensino Religioso e a participação do Professor de História na efetivação da Disciplina no Paraná
José Alexandre da Silva Profª Drª Christiane Marques Szesz 29/04/2021 O ensino de História a partir do cinema documentário: possibilidades com O dia que durou 21 anos
Luis Marcelo Santos Profª. Drª. Maura Regina Petruski 14/10/2021 História e arqueologia Marajoara: possibilidades para o ensino de história indígena
Ione Patrícia Visnieski Profª Drª Andrea Mazurok Schactae 16/12/2021 Ensino de história e representações dos femininos na umbanda:  a uma análise a partir da revista espiritual de umbanda (2003 – 2008)
Elaine Lopes Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira 07/12/2021 Mulheres negras no ensino de história do Brasil: a história de Maria Firmina dos Reis
Luciane Corrêa Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira 30/05/2022 As práticas circulares como possibilidades para o debate de gênero, corpo e sexualidade nas aulas de História
Jhonatan Felipe Pereira Machado Prof. Dr. Paulo Eduardo Dias Melo 17/12/2021 Ensinar sobre o holocausto: uma proposta de visita ao Museu do Holocausto de Curitiba-PR
Marlize de Fátima Cottet Profª Drª Christiane Marques Szesz 14/04/2022 Ensino de história, literatura e história em quadrinhos: representações de gênero nos quadrinhos de Dom Casmurro de Machado de Assis
Edislaine Terezinha Fernandes Vitoriano Prof. Dr. Antonio Paulo Benatte 01/07/2022 “O índio que mora na cabeça dos iratienses”: uma proposição didática para o trabalho com a história indígena em Irati
Joares de Paula Aires Prof. Dr. Antonio Paulo Benatte 27/06/2022 Ensino de história do Paraná na educação básica durante a primeira república (1889-1930)
Ana Célia Choldys Felippi Prof. Dr. Paulo Eduardo Dias Melo 25/04/2022 Base Nacional Comum Curricular de História no estado do Paraná: contexto de produção e conteúdo prescrito
Paulo José de Paiva Prof. Dr. Jean Carlos Moreno 02/03/2022 “Norte Pioneiro” e Salto do Itararé: História regional e local em sala de aula
Ana Rubia Pedroso Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira 27/03/2023 O poder da representatividade: os livros didáticos de História e as lutas femininas
Ravail de Paula Oliveira Prof. Dr. Antonio Paulo Benatte 17/04/2023 As imagens não falam por si: o livro didático de História e a Educação das Relações Étnico-Raciais no Estado do Paraná
Priscielli do Carmo Rozo Cerdeira da Rosa Profª Drª Angela Ribeiro Ferreira 24/05/2023 O estudo de gênero na Base Nacional Comum Curricular de História e no Currículo da Rede Estadual Paranaense
João Pedro Cioffi Pereira Prof. Dr. Marco Antonio Stancik 17/05/2023 Antissemitismo nos livros infantis da Alemanha nazista (1933-1945)
 

 Marcus Vinicius do Nascimento

Prof. Dr. Paulo Eduardo Dias de Mello 29/04/2022 A revolução de 1930 em Itararé: o cinema documentário no ensino de história
 

 

 

Skip to content