SETI e CEDES planejam parceria para implementar os ODS no Paraná

SETI e CEDES planejam parceria para implementar os ODS no Paraná

A Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (CEDES) debateram nesta segunda-feira (25) a construção de um acordo de parceria para potencializar a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Estado do Paraná. O conjunto de metas foi proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), dentro da Agenda 2030.

O projeto prevê diversas ações, entre elas, a instalação de Câmaras Temáticas para facilitar o processo de internalização das metas e discussão de indicadores de acompanhamento da Agenda 2030 no Paraná.

As Câmaras deverão ser compostas por especialistas e pesquisadores das universidades, além de membros do Governo do Estado e representantes de outros setores da sociedade. Destaca-se, ainda, da proposta, a elaboração de modelo de Relatório de Acompanhamento dos ODS no Paraná.

“O sistema estadual de ensino superior possui uma capilaridade capaz de contribuir significativamente para o desenvolvimento de pesquisas e ações que auxiliem no cumprimento da Agenda em todo o Estado”, destacou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Aldo Bona.

Para a vice-presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes), Keli Guimarães o objetivo é tornar o Paraná o Estado que mais possui municípios adotando os ODS.

“Queremos transformar o Paraná em um Estado referência no cumprimento das metas propostas pela ONU e os pesquisadores das universidades podem contribuir muito para a implantação”.

Participaram da reunião membros do Governo do Estado e representantes de instituições parceiras da Estratégia Paraná de Olho nos ODS, coordenada pelo CEDES, e das universidades estaduais, presencialmente e por meio de vídeo conferência.

Agenda 2030 e os ODS

Durante Conferência Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 chefes de Estado e de Governo e altos representantes aprovaram a Agenda 2030, um plano de ação para enfrentar os principais desafios de desenvolvimento das sociedades humanas a partir de uma abordagem integrada e indivisível das dimensões econômica, social e ambiental da sustentabilidade.

A Agenda 2030 está estruturada em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que se desdobram em 169 metas, e inclui diretrizes sobre a implementação e o monitoramento das ações, com destaque para o estabelecimento de parcerias e o envolvimento de todos os setores da sociedade.

 

Skip to content