Irati tem dia movimentado pelos rondonistas
No terceiro dia de atividades da edição 2019 da Operação Rondon, os extensionistas realizaram oficinas e teatros sobre higiene bucal, arte, leitura e Economia Solidária. Neste dia, as atividades aconteceram na cidade de Irati – PR.
No início do dia, os rondonistas encenaram um teatro sobre higiene bucal para crianças e adultos no Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU). A oficina procurou incentivar as crianças os cuidados com os dentes e agradou os pais das crianças. “Eu gostei bastante da oficina. Meus filhos não gostam de ir ao dentista e eles falaram dos cuidados. Foi muito bom pra mim”, conta Terezinha de Fátima, moradora de Irati. Já para os adultos, os rondonistas falaram sobre Cancêr Bucal, cuidados com os dentes, mitos e verdades a respeito da higiene, tendo como público alvo os adultos da comunidade e agentes de saúde.
No período da tarde, os rondonistas se dividiram em três equipes, que realizaram atividades no CEU, na Biblioteca Munipal e na Casa do Comércio. No CEU, o tema das oficinas foi arte: os rondonistas fizeram atividades com pintura e com construção de instrumentos através de materiais recicláveis.
Na biblioteca, foi promovida uma oficina para incentivar as crianças a frequentar o local e criar o hábito da leitura. As crianças foram divididas em cinco equipes, para realizar algumas atividades, desenhos, criar histórias em quadrinhos e cartas. Na Casa do Comércio, teve uma roda de conversa, com a presença do secretário de Cultura de Irati, Alfredo Van der Neut, e artesãos da cidade, para discutir um planejamento para a associação de artesãos.
Os rondonistas sugeriram planos de ação, objetivos e abordaram o tema “Economia Solidária”. A artesã Rosangela Souza acredita que precisa ser dado mais atenção aos trabalhos artesanais realizados pela comunidade. “É isso que falta, unir o pessoal da cultura e o da feira de artesanato”, comenta.
Para encerrar as atividades desta quarta-feira, os Rondonistas realizaram o já tradicional Cine Rondon, com os filmes “Divertidamente” para as crianças e o longa metragem ” Colegas” para os adolescentes e adultos, na sala de teatro do CEU.
Fotos: Veridiane Parize e Tais Ferreira | Texto: Kauana Mendes e Leticia Gomes
Nenhum comentário