Praça Marechal Floriano, 129 Ponta Grossa - PR, CEP 84010-680
(42) 3220-3480
neruepg@uepg.br

DEPOIMENTOS DOS RONDONISTAS

Tem pessoas que passam em nossas vidas, e que ficam marcadas apenas pelo fato de existirem, e o Pietro foi uma dessas. Esse menininho ai da foto, conhecemos ele no primeiro dia (foto da bicicleta), todo dia ele tava com a gente na Biblioteca, nas contações de histórias, na Praça, entre outros inúmeros lugares. E a foto dele no colo dos Rondonistas foi no nosso último dia, ele chorou porque não queria que fossemos embora, porque nós tínhamos feito algo legal para ele e que ele gostava muito da nossa companhia.

Cezar Augusto Gebeluca De Aguiar

 

A melhor experiência da minha vida (até o momento)! Sim, ganhou até mesmo da minha primeira viagem internacional (que teve início há um ano, para ser mais exato)!
A melhor pelo fato de eu ter vivido momentos únicos, inesquecíveis e inexplicáveis!
A Operação Rondon 2019 feita em Prudentópolis deixou marcas e mudanças profundas na minha vida. Tocou a minha alma (raras são as experiências capazes de tocar a alma das pessoas) e me fez pensar de formas que antes nunca havia imaginado serem possíveis.
O Rondon me transformou como pessoa, como acadêmico, como profissional e como humano (creio que me transformou em todas as esferas da minha vida)!
Eu ri, chorei horrores, comi muito, me descobri e me apaixonei (essa é a parte triste da experiência, haha). Fiz amizades que fora do Rondon não seriam formadas jamais! Conheci lugares e pessoas incríveis de diversas áreas do conhecimento, com suas diversas formas de pensar e enxergar o mundo que as cerca. Pessoas essas que me fizeram ver que independente da área de atuação e das diferenças que existem entre nós humanos, é sim possível conviver “numa boa” uns com os outros (prova disso é que sobrevivi por 15 dias ininterruptos com outras 25 pessoas debaixo do mesmo teto, dividindo comida, banheiro, quarto (muito ronco, kkkk) e experiências)!
Sinceramente eu ainda não sei explicar o que é o Rondon. Talvez nunca saiba! Segundo Platão, temos o lado irracional do cérebro e esse lado não tem como colocar em palavras, apenas sentir, viver! E o Rondon é isso: uma mistura de sentimentos, vivências e descobertas pessoais incríveis e únicas inexplicáveis! Só quem viveu sabe!
Se existe uma pessoa incrível demais que precisa ser citada neste relato, essa pessoa é o professor (Super) Mário (Papai Smurf, kkk)! Gente, que cara maravilhoso! Conseguiu mudar a minha vida com seus aprendizados, conselhos e vasta experiência de vida (“só” 18 Rondons)! Assim como a abelha que transforma o néctar das flores em mel, esse homem transforma a vida das pessoas, extraindo o melhor de si mesmas e fazendo pensar nas mudanças que podem ser feitas!
Como eu disse, não sei explicar o que é o Rondon e talvez nunca saiba. Essas poucas palavras são um pedacinho do que vivi nos 15 dias mais intensos da minha vida! Obrigado a todos que fizeram parte dessa pequena passagem da minha vida!
Ernani Barbosa
Este ano fiz parte da Equipe de Comunicação da Operação Rondon UEPG 2019. Foram nove dias cobrindo as atividades das equipes de rondonistas nas cidades de Irati, Fernandes Pinheiro, Prudentópolis e Imbaú (PR). Nove dias, às vezes, sem dormir direito, faltou água, faltaram algumas coisas para podermos trabalhar com qualidade, foi cansativo; porém mesmo com algumas dificuldades conseguimos entregar um trabalho excelente. Todo dia cobrindo as oficinas e a noite postando nossos materiais. Eu fui achando que seria apenas mais uma pauta, olhar de fora como sempre fazemos no curso de Jornalismo, tirar fotos, fazer alguns vídeos e textos, mas foi muito mais que isso, eu me senti tão bem acolhida, senti que fiz parte de cada equipe de rondonistas, me senti parte desta FAMÍLIA, me senti extremamente amada. Fui muito privilegiada por conhecer e conviver com cada um de vocês que agora tem um espacinho especial no meu coração. O Rondon mudou a minha vida, a minha visão sobre as coisas, me fez crescer como pessoa e como profissional. Hoje volto para o curso de Jornalismo da UEPG com um olhar muito mais humanizado e o coração quentinho. Não foi fácil conviver com pessoas tão diferentes, foi corrido, foi exaustivo editar o vídeo final em dois dias inteiros, mas valeu MUITO a pena. Eu só tenho a agradecer a cada equipe, cada amigo que fiz e que espero levar para vida toda, agradecer pelo carinho, pelo amor, pelos ensinamentos e principalmente a essa equipe maravilhosa de comunicação (composta apenas por MULHERES) que arrasaram demais!!! ??
Veridiane Parize
Skip to content