A missão do projeto é promover a integração de acadêmicos com as demandas de comunidades paranaenses contribuindo positivamente para a intervenção no contexto social através das muitas áreas de conhecimento presentes nos cursos de graduação e pós-graduação da instituição. Com o apoio da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior SETI/PR, o objetivo é integrar a universidade com a sociedade de forma geral, buscando uma maior interação entre acadêmicos, docentes e comunidade, gerando assim a troca de saberes sistematizados que produzem o conhecimento.
OPERAÇÃO RONDON UEPG
De 2015 até 2019 a Operação Rondon era promovida pela UEPG, durante as cinco edições, realizadas em 34 municípios, participaram 832 rondonistas, entre alunos de graduação, pós-graduação, professores e agentes administrativos. Foram desenvolvidas 4.129 oficinas totalizando 116.875 atendimentos. A partir de 2023 a SETI/PR assumiu a organização do projeto.
- Operação Rondon UEPG 2015
A OR-UEPG 2015 foi desenvolvida nos seguintes municípios do Estado do Paraná: Arapoti, Ibaiti, Piraí do Sul, São José da Boa Vista, Tibagi e Ventania. Além da UEPG participaram as seguintes IES: Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa (UTFPR-PG), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Centro Universitário dos Campos Gerais (CESCAGE), Faculdade Sagrada Família (FSASF) e Faculdade Santa Amélia (SECAL). Foram desenvolvidas 599 (quinhentas e noventa e nove) oficinas com um total de 16.987 (dezesseis mil, novecentos e oitenta e sete) atendimentos.
- Operação Rondon UEPG 2016
A OR-UEPG 2016 as ações foram desenvolvidas nos seguintes municípios: Ipiranga, Palmeira, Reserva e Teixeira Soares, das quais participaram as seguintes IES: Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa (UTFPR-PG), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Centro Universitário dos Campos Gerais (CESCAGE), Faculdade Sagrada Família (FSASF) e Faculdades Paranaense (FAPAR), Universidade Positivo e União dos Escoteiros do Brasil – Seção Paraná (UEB-PR). Durante a Operação Rondon UEPG 2016 o público total atingido foi de 16.563 (dezesseis mil quinhentas e sessenta e três) pessoas.
[1] https://youtu.be/RS8DctsFq0c
- Operação Rondon UEPG 2017
A OR-UEPG 2017 foi desenvolvida nos seguintes municípios do Estado do Paraná: Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Jacarezinho, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, e Wenceslau Braz, com a participação das seguintes IES: Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa (UTFPR-PG), Campus Cornélio Procópio (UTFPR-CP), Campus Londrina (UTFPR-LD) e Campus Campo Mourão (UTFPR-CM), Centro Universitário dos Campos Gerais (CESCAGE), Faculdades Paranaense (FAPAR), Universidade Positivo e União dos Escoteiros do Brasil – Seção Paraná (UEB-PR). O número de oficinas desenvolvidas foi de 1.217 (um mil duzentos e dezessete) com 36.810 (trinta e seis mil oitocentos e dez) atendimentos.
[1] https://youtu.be/hx5IrX9TvTM
- Operação Rondon UEPG 2018
A OR-UEPG 2018 ocorreu no período de 22 de julho 04 de agosto de 2018 nos municípios de Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paulo Frontin, Porto Amazonas, Porto Vitória, Rio Azul, São João do Triunfo, União da Vitória e Porto União (SC). Participaram a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, campus Curitiba e Ponta Grossa); Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE); Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR); Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Positivo (UP), Universidade de São Paulo (USP), Centro Universitário Santa Cruz (UNESC-ES), Faculdade de Ensino Superior do Paraná (FESP), Instituto Federal do Paraná (IFPR Palmas) Faculdade Fidélis, além da União dos Escoteiros do Brasil (UEB). Na Operação Rondon UEPG 2018 foram desenvolvidas 1.368 (um mil trezentos e sessenta e oito) oficinas totalizando 35.716 (trinta e cinco mil, setecentos e dezesseis) atendimentos.
[1] https://youtu.be/P7huNFZa2bA
- Operação Rondon UEPG 2019
A OR-UEPG 2019 ocorreu no período de 21 de julho e 3 de agosto de 2019 nos municípios de Irati, Prudentópolis, Fernandes Pinheiro e Imbaú, com a participação das seguintes IES: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR Campus Ponta Grossa) e União dos Escoteiros do Brasil – Seção Paraná (UEB-PR). Na Operação Rondon UEPG 2019 foram desenvolvidas 419 (quatrocentos e dezenove) oficinas totalizando 10.799 (dez mil setecentos e noventa e nove) atendimentos.
[1] https://youtu.be/eE3XIqSKfRY
AGRADECIMENTOS
Agradecemos a Reitoria da UEPG, a PROEX–UEPG, as Prefeituras Municipais, as IES e Instituições parceiras.
O Núcleo Extensionista Rondon UEPG e a Operação Rondon UEPG são apoiados com recursos financeiros da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI-PR e Fundo Paraná).