PROJETO RONDON
MINISTÉRIO DA DEFESA
O PROJETO RONDON, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Hoje, o Projeto Rondon é mais que um projeto educacional e social, é uma poderosa ferramenta de transformação social, na medida em que conscientiza jovens que terão nas mãos o destino deste país e da importância do seu papel de protagonista na busca de uma sociedade mais justa.
Informações acessar: Portal Projeto Rondon MD
Participações da UEPG
Até o momento a UEPG teve participação nas Operações indicadas a seguir:
- Operação Vale do Ribeira
Desenvolvida na região entre os Estados de São Paulo e Paraná, no período de 15 a 29 de julho de 2006 no município de Bocaiúva do Sul no Paraná em parceria com a UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com ações do grupo A.
- Operação Grão-Pará
Realizada no período de 11 a 27 de janeiro de 2008, no município de Ipixuna do Pará no Pará em parceria com a FAMA – Faculdade Amazônia, com ações do grupo B.
- Operação Centro-Norte
Desenvolvida entre os dias 23 de janeiro e 15 de fevereiro de 2009, no município de Mimoso de Goiás no estado de Goiás em parceria com a UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais, com ações do grupo B.
- Operação Nordeste-Sul
Desenvolvida entre os dias 10 de julho e 02 de agosto de 2009, no Estado do Estado do Rio Grande do Sul no município de Paraíso do Sul em parceria coma a ESALQ – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, com ações do grupo A.
- Operação Centro-Nordeste
Foi desenvolvida entre os dias 16 de janeiro e 07 de fevereiro de 2010, no município de Pium no Estado do Tocantins em parceria com a FESP – Fundação de Ensino Superior de Passos, com ações do grupo A.
- Operação Rei do Baião
Foi desenvolvida entre os dias 09 e 25 de julho de 2010, no Estado de Pernambuco no município de Verdejante em parceria com a UFV – Universidade Federal de Viçosa, com ações do grupo A.
- Operação Carajás
Ocorreu nos Estados do Pará e Tocantins, no período de 14 a 30 de janeiro de 2011 no município de Babaçulândia no estado do Tocantins em parceria com a UNP – Universidade Potiguar, com ações do grupo A.
- Operação Zabelê
Ocorreu no Estado do Piauí, no período de 15 a 31 de janeiro de 2011, no município de JAICÓS no estado do Piauí em parceria coma a FMRP – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, com ações do grupo A.
- Operação Rio dos Siris
Ocorreu no Estado de Sergipe, no período de 22 de janeiro a 6 de fevereiro de 2011 no município de Santa Luzia do Itanhy em parceria com a FTC/ITABUNA – Faculdade de Tecnologia e Ciências de Itabuna, com ações do grupo B.
- Operação Retorno – Nordeste/Sul
No município de Paraíso do Sul no estado do Rio Grande do Sul de 17 a 27 de julho de 2011.
- Operação Pai Francisco
Foi realizada no estado do Maranhão, no período de 20 de janeiro a 5 de fevereiro de 2012 no município de Apicum-Açu em parceria com a UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, com ações do grupo A.
- Operação Açaí
Foi realizada no período de 6 a 22 de julho de 2012, no Estado do Pará no município de Cachoeira do Arari em parceria coma a UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais, com ações do grupo A.
- Operação Canudos
Desenvolvida entre os dias 11 e 27 de janeiro de 2013, no município de São Raimundo Nonato no Piauí em parceria com a FSJ – Faculdade São José, com ações do grupo A.
- Operação 2 de Julho
Desenvolvida entre os dias 18 de janeiro e 03 de fevereiro de 2013, no município de Cipó no Estado da Bahia em parceria com a FCFRP/USP – Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, com ações do grupo A.
- Operação Forte do Presépio
Realizada no período de 6 a 22 de julho de 2013, no município de Concórdia do Pará no estado do Pará em parceria com a FZP – Faculdade Zumbi dos Palmares, com ações do grupo A.
- Operação Portal da Amazônia
Realizada no período de 25 de janeiro a 10 de fevereiro de 2014 no município de Itinga do Maranhão no estado do Maranhão, em parceria com a UNESP – FC BAURU – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com ações do grupo B.
- A Operação Guararapes
Foi entre os dias 18 de julho e 01 de agosto de 2014, no município de Vertente do Lério no estado de Pernambuco em parceria com a UCS – Universidade de Caxias do Sul, com ações do grupo A.
- A Operação Mandacaru
No período de 17 e 31 de janeiro de 2015 no município de Irauçuba no estado do Ceará, em parceria com a UFAL – Universidade Federal de Alagoas e a USS – Universidade Severino Sombra, com ações do grupo A.
- A Operação Bororos
Realizada no Estado do Mato Grosso, no período de 10 a 26 de julho de 2015. Nessa operação a UEPG esteve representada por uma equipe do curso de Comunicação Social – Jornalismo sendo responsável pela cobertura das ações desenvolvidas pelas demais IES participantes
- A Operação Itapemerim
Realizada no Estado do Espírito Santo, no período de 15 de julho à 31 de julho de 2016. Nessa operação a UEPG esteve representada por uma equipe do curso de Comunicação Social – Jornalismo sendo responsável pela cobertura das ações desenvolvidas pelas demais IES participantes.
- Operação Yaguaru
Realizada no estado do Paraná, aconteceu entre os dias 16 de janeiro e 02 de fevereiro de 2020. Nessa operação a UEPG contou com quatro equipes, três no grupo A e uma equipe no grupo B nos municípios de Braganey, Diamante do Oeste, São Pedro do Iguaçu e Céu Azul. Foram parceiras da UEPG: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE – Francisco Beltrão), Instituto Federal do Paraná (IFPR – Palmas), Centro Universitário UNIVEL (UNIVEL) e Faculdades Cristo Rei (FACREI-PR) respectivamente.
- Operação Amapá Mais Forte
Prevista para o período de 03 e 20 de fevereiro de 2022 no município de Calçoene no estado do Amapá, em parceria com a UNITAU – Universidade de Taubaté, com ações do grupo B.
Em cada uma dessas operações a equipe da UEPG contou com dois professores coordenadores e de seis a oito acadêmicos. Nesses últimos dezesseis anos a UEPG tem sido efetiva com 23 participações o que possibilitou a 194 acadêmicos compartilhar conhecimentos com comunidades com características socioculturais das mais diversas, assim como de conhecer realidades geográficas, sociais e econômicas distintas daquelas que vivenciam diariamente.