Universidade Estadual de Ponta Grossa Campus Central – Bloco A – Sala 25 Praça Santos Andrade, n.º 01 – Centro CEP 84010-919 – Ponta Grossa – PR
turismo@uepg.br

1º Grupo de pesquisa sobre GameStudies da UEPG e do CNPq!

O Prof. Leandro Baptista oficializou no dia 17/08 o primeiro Grupo de Pesquisa sobre GameStudies da UEPG e também o primeiro deste gênero a constar no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq intitulado: Estudos, Pesquisas, Investigação e Conhecimento em GameStudies – EPIC GameStudies

Com a criação do grupo, linhas específicas de pesquisa relacionadas à gameficação e gamestudies poderão ser orientadas em Iniciação Científica e abrirá novas opções temáticas para Trabalhos de Conclusão de Curso e parcerias com pesquisadores internacionais.

Prof. Leandro destacou: “é muito importante termos o reconhecimento do EPIC GameStudies via instituição e CNPq, pois com ele, o Departamento de Turismo entra no radar de qualquer pesquisador que esteja em busca de intercâmbio técnico e científico sobre o abrangente campo de GameStudies, já em fase de maturação acadêmica em outros países“.

O grupo possui duas linhas de pesquisa, intituladas GameStudies e Gameficação e Desenvolvimento. A primeira caracteriza-se por ser multidisciplinar e tem como objetivo o estudo os jogos, estudo dos jogadores e o estudo dos contextos que envolvem ambos – jogos e jogadores, que são mutuamente complementares, interativos e constituídos por processos voluntários, com múltiplas manifestações, teorias, métodos e terminologia. A segunda se relaciona ao uso de mecânicas e características de jogos para estimular, engajar e motivar comportamentos onde as pessoas, em situações reais, são estimuladas a se comportarem de acordo com objetivos definidos em seu planejamento. Nessa estratégia, vários elementos característicos de jogos (sistema de pontuação, ranking, objetivos, recompensas, etc) podem ser usados para atrair e engajar pessoas, promover destinos e motivar ações de moradores, turistas e visitantes.

O primeiro artigo científico publicado, já vinculado ao EPIC GameStudies, estimula a adoção de jogos eletrônicos como ferramenta didática! Já pensou como seria aprender sobre cartografia, relevo, intemperismo, erosão, fósseis e pinturas rupestres jogando vídeo game? Pois bem, sinta-se à vontade em conhecer esta possibilidade ao ler o artigo Aplicabilidade dos Jogos Eletrônicos no Ensino de Geografia: proposições para o jogo Red Dead Redemption 2. Como spoiler, contamos em primeira mão que está saindo do forno um estudo específico sobre como o jogo Kingdom Come: Deliverance colocou uma cidade do leste europeu na rota do turismo!

E você, já conhecia a Gameficação e os GameStudies? Sabia que jogar vídeo game e fazer ciência são compatíveis? Aproveita e compartilha a novidade nas suas redes sociais!