Universidade Estadual de Ponta Grossa Campus Central – Bloco A – Sala 25 Praça Santos Andrade, n.º 01 – Centro CEP 84010-919 – Ponta Grossa – PR
turismo@uepg.br

5 perguntas, infinitas respostas!

Estreamos hoje um novo post, o “5 perguntas, infinitas respostas“!

Nossa intenção é convidar Professores, Alunos, Egressos, Empresários, Pesquisadores, Incentivadores… enfim, diversos perfis relacionados ao Turismo, para responderem 5 perguntas idênticas! As perguntas visam idealizar o futuro, como um exercício de livre imaginação, sem nos preocuparmos com teorias ou tendências!

Todo mês a gente vai publicar as respostas de um(a) convidado(a) diferente!

Nossas perguntas sempre serão:

1) Se você pudesse criar um novo meio de transporte, como seria?

2) Qual tipo de turismo (segmento) irá desaparecer em 10 anos?

3) Você inventaria qual item, produto ou utensílio para ser utilizado em viagens?

4) Qual lugar do mundo você preservaria para toda eternidade?

5) Como será o turismo, daqui a 10 anos?

Para a estreia do nosso quadro, convidamos Fabio Steinberg, do ótimo blog Turismo Sem Censura! Aproveita e começa a segui-lo no Instagram, Facebook e Twitter! Confira as respostas do Fabio:

1) Se você pudesse criar um novo meio de transporte, como seria?
Diante do aumento exponencial de pessoas que se mobilizam, seja por necessidades pessoais ou profissionais, é evidente que em algum momento vai ocorrer um ponto de ruptura nos transportes de massa. Diante disso, somado às facilidades crescentes da tecnologia, prevejo que cada vez mais haverá viagens virtuais, principalmente no turismo. Portanto, o meio de transporte que acredito que vai prevalecer será o dispositivo eletrônico no seu estado de arte do momento, seja ele em forma de tevê, notebook, smartphone, tablet etc.

2) Qual tipo de turismo (segmento) irá desaparecer em 10 anos?
O turismo em massa está com os dias contados, por conta do overtourism. Cada vez mais os destinos turísticos vão criar empecilhos para não receber visitantes em demasia, colocando em cheque a qualidade de vida de seus moradores,  acervos ou recursos naturais. Da mesma forma, depois da pandemia, as pessoas vão fugir da promiscuidade. Ninguém terá certeza que novas pandemias possam ocorrer. Por isto navios gigantes de cruzeiros devem entrar em decadência para evitar contaminações em potencial. O turismo de sofá deve se tornar uma alternativa mais barata e democrática, com recursos audiovisuais, como realidade aumentada ou virtual, que substituam a presença física em destinos ou lugares com demanda excessiva.

Um produto que permitisse criar uma barreira física para separar e proteger o viajante dos demais. Sua funcionalidade seria não só preservar a saúde, mas também garantir um mínimo de privacidade em relação a conversas e ruídos. Da mesma forma alguém precisa inventar urgente o teletransporte para fugir de horas perdidas em meios de locomoção para acesso imediato ao destino desejado.

4) Qual lugar do mundo você preservaria para toda eternidade?
As áreas da natureza como  por exemplo selvas e mares com seus animais e vegetação ainda intocados, e que vem sendo gradativamente destruídas pelos homens de forma contínua e inexorável.

5) Como será o turismo, daqui a 10 anos?
No passado, o tempo era considerado o maior ativo e luxo que o viajante poderia almejar. Cada vez mais a garantia de fatores como privacidade, individualidade, e exclusividade irá prevalecer. O turismo de massa não será mais valorizado Pelo contrário: em seu lugar será preferível fazer viagens virtuais, no conforto do sofá.

Curtiu as respostas do Fabio? Compartilhe nossos posts nas suas redes sociais e indique convidados para a gente!