O que é o “Travel Shaming”?
O Travel Shaming se refere ao ato de expor e criticar publicamente quem está viajando atualmente, diante das restrições de mobilidade recomendadas internacionalmente para conter a disseminação do novo coronavírus. Segundo reportagens recentes, o travel shaming tem sido registrado principalmente nas mídias sociais, com comentários críticos e questionamentos sobre a necessidade de viajar neste momento.
O travel shaming pode prejudicar a imagem de destinos turísticos e agravar o impacto negativo para o setor, pois quando alguém publica uma foto em algum equipamento turístico, pode passar a sensação de que o estabelecimento não tem adotado protocolos de segurança adequados. Um exemplo de ação negativa foi o “Supera Turismo”, que organizou um tour de duas influenciadoras para fomentar viagens dentro do país. Alvo de diversas críticas, a campanha foi suspensa.
As restrições oficiais (como quarentenas e suspensão de voos) e não-oficiais (travel shaming, entre elas) vem marcando o turismo no mundo inteiro. Talvez o travel shaming não faça sentido para países que controlarem os casos, mas será que é hora de viajar para quem vive em países que enfrentam novas ondas e/ou estão longe de frear a escalada de infecções?
Adaptado de Metrópoles. Link para matéria completa: https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/turismo/travel-shaming-entenda-o-fenomeno-na-web-que-causa-vergonha-de-viajar.