A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em consonância com seu compromisso com a extensão universitária e com os princípios da educação permanente, criou em 1992 a Universidade Aberta para a Terceira Idade (UATI). A iniciativa visa oferecer oportunidades de formação, integração e desenvolvimento pessoal para pessoas idosas, promovendo o envelhecimento ativo e a valorização da experiência de vida.
A institucionalização da UATI ocorreu por meio da Resolução CA nº 56/97, que formalizou o programa como uma ação permanente da UEPG, reconhecendo sua relevância social e acadêmica. Desde então, a UATI tem se consolidado como um espaço de inclusão, partilha de saberes e construção coletiva do conhecimento, voltado à promoção da cidadania e da qualidade de vida na terceira idade.
Em 1994, diante da continuidade da demanda e do interesse dos participantes, foi criada a Universidade Continuada para a Terceira Idade (UCTI), com o objetivo de acolher os idosos egressos da UATI que desejavam dar prosseguimento às suas atividades educativas e culturais. A UCTI amplia as possibilidades de participação e aprofundamento dos conteúdos, permitindo que os alunos mantenham vínculos com o ambiente universitário e sigam desenvolvendo suas potencialidades em um espaço acolhedor e estimulante.
A Universidade Aberta para a Terceira Idade (UATI) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) tem como propósito central contribuir para o desenvolvimento integral da pessoa idosa, por meio de ações educativas, culturais e sociais. Seus principais objetivos são:
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Promover a integração e ampliar a participação social do idoso, fortalecendo sua presença ativa no espaço universitário e na comunidade;
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Resgatar a dignidade e a cidadania, assegurando o reconhecimento de seus direitos e a valorização de sua trajetória de vida;
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Elevar a autoestima e estimular a autoconfiança, favorecendo o bem-estar emocional e a autonomia;
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Valorizar o idoso enquanto sujeito de saberes e experiências, reconhecendo sua importância como agente de transformação social;
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Contribuir para a melhoria da qualidade de vida, por meio de atividades que envolvam saúde, cultura, educação, lazer e convivência;
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Oferecer oportunidades de aquisição e atualização de conhecimentos, incentivando a aprendizagem contínua e o exercício da curiosidade intelectual.
Disciplina | Professor(a) |
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Artesanato | Elizene |
Contação de Histórias | — |
Dança de Salão | Antonio |
Fotografia | Rafael e Tamiris |
Leitura | — |
Pintura em Tela | Débora |
Pintura em Tecido | Isabel |
Prosa e Verso | Dione |
Seresta | João |
Teatro | Renato |
Disciplina | Professor(a) |
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Fitoterapia | Dione |
Pilates I | — |
Pilates Intermediário | — |
Pilates de Cadeira | — |
Disciplina | Professor(a) |
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Caminhada | Diva |
Ginástica | Nicolly |
Hidroginástica | — |
Line Dance | Maria Eiko |
Natação | — |
Tai-Chi-Chuan | Elton |
Yoga | Nicolly |
Disciplina | Professor(a) |
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Espanhol | Maria Esther |
Francês | Érica |
Disciplina | Professor(a) |
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Disciplina Obrigatória | Diversos Especialistas |
Estágio de Inserção | Ruderson |
Informática | Edher |
A programação de disciplinas da UATI/UEPG oferece uma ampla variedade de atividades voltadas ao desenvolvimento físico, cognitivo, cultural e social da pessoa idosa. As turmas são conduzidas por profissionais especializados e contemplam áreas como artes, idiomas, cultura, tecnologia, bem-estar, saúde e movimento, promovendo o envelhecimento ativo e a qualidade de vida.
As disciplinas incluem Pilates, Caminhada, Ginástica, Yoga e Dança, que contribuem diretamente para a manutenção da saúde corporal e da mobilidade. Também fazem parte da grade atividades como Fotografia, Pintura, Artesanato, Contação de Histórias, Prosa e Verso, que estimulam a criatividade, a memória e a expressão pessoal. Aulas de Informática, Francês e Espanhol possibilitam a atualização de conhecimentos e o contato com novas tecnologias e culturas. Além disso, disciplinas como Seresta, Teatro, Leitura e Tai-Chi-Chuan fortalecem os vínculos afetivos, a autoconfiança e o sentimento de pertencimento. Também são ofertadas atividades de cunho comunitário e disciplinas obrigatórias, que aprofundam o compromisso social dos participantes.
Todas essas práticas, organizadas com dedicação e responsabilidade, contribuem significativamente para o bem-estar integral dos alunos da terceira idade, promovendo saúde física e mental, autonomia, autoestima e integração social.
A programação atualizada será disponibilizada em breve neste espaço.
O RESGATE DA CIDADANIA DO IDOSO MEDIADO PELA EDUCAÇÃO.
INGLÊS NA TERCEIRA IDADE: UM SONHO TORNANDO-SE REALIDADE.
O TEMPO PRECIOSO DA TERCEIRA IDADE : POLÍTICAS PÚBLICAS, CIDADANIA E EDUCAÇÃO
A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: ESPAÇO CONQUISTADO PELA UNIVERSIDADE ABERTA PARA A TERCEIRA IDADE
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E O PROTAGONISMO DOS IDOSOS NA UNIVERSIDADE
DA EDUCAÇÃO QUE O SISTEMA FAZ À EDUCAÇÃO QUE O IDOSO NECESSITA E QUER: UM ESPAÇO DISCENTE E DOCENTE DE QUALIDADE PARA A TERCEIRA IDADE
O PROCESSO HISTÓRICO DO ESTATUTO DO IDOSO E A INSERÇÃO PEDAGÓGICA NA UNIVERSIDADE ABERTA
UNIVERSIDADE ABERTA E A EDUCAÇÃO PARA A TERCEIRA IDADE
POLÍTICAS PÚBLICAS E O DIREITO DO IDOSO À INSERÇÃO EM ESPAÇOS EDUCATIVOS
A RELAÇÃO ENTRE ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA NA MULHERES DE TERCEIRA IDADE
POLÍTICAS PÚBLICAS E A EDUCAÇÃO PARA A TERCEIRA IDADE : CONTORNOS, CONTROVÉSIAS E POSSIBILIDADE.
Público-alvo:
Pessoas com 55 anos ou mais, interessadas em participar de atividades educativas, culturais e de promoção do envelhecimento ativo.
Requisitos:
É necessário ser alfabetizado, a fim de acompanhar adequadamente as atividades propostas.
Procedimentos de ingresso:
As informações sobre o processo seletivo e inscrições serão divulgadas em breve neste espaço.
Duração do curso:
O programa tem duração total de 3 semestres, correspondendo a uma carga horária de 240 horas, com atividades distribuídas ao longo do período.