Avenida General Carlos Cavalcanti, 4748 Ponta Grossa - PR, CEP: 84030-000

Programa de iniciação à docência – PIBID

O PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência é um programa ligado à coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e responde ao compromisso de investir na valorização do magistério e na melhoria da qualidade da Educação Básica.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa desde 2009 participa do Programa. No primeiro momento foram os subprojetos nas áreas de: Pedagogia, Matemática, Física, Biologia, Química e Artes que se inseriram em escolas municipais e estaduais de ensino. Considerando o sucesso alcançado na primeira versão do PIBID/UEPG, em 2011, um novo grupo de subprojetos se insere nas escolas públicas estaduais de Educação Básica, do município de Ponta Grossa. Neste segundo momento, as áreas contempladas foram: Química, Física, Biologia, Artes, História, Geografia e Letras.

O reconhecimento do trabalho, e as experiências vivenciadas no interior das escolas, nos fazem entender que o PIBID é uma política de valorização das licenciaturas e dos estudantes em formação. Destacamos que as vivências possibilitadas pelo PIBID/UEPG têm confirmado que a parceria estabelecida entre Universidade e Educação Básica, propicia fortalecer e qualificar o desenvolvimento profissional de professores, no período da formação inicial, por meio da vivência, reflexão e investigação das condições da profissão, de sua expressão prática, de suas necessidades e configurações, além de priorizar a construção da profissionalidade docente em situações reais de trabalho/ensino.

Saiba mais sobre o PIBID/UEPG:

PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

Acesse os Blogs do PIBID/UEPG: