OBJETIVOS E COMPETÊNCIAS
Buscar, manter e implementar intercâmbio com entidades diversas dedicadas ao escopo da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Acompanhar a elaboração de normas que atinjam o corpo discente na esfera da diversidade e das ações afirmativas. Oferecer ao acadêmico oportunidades de reflexão significativa sobre suas relações com o outro no ambiente universitário e fora dele. Promover a tolerância e o respeito mútuos , agindo para prevenir, coibir e combater atos de discriminação, assédio ou opressão envolvendo os estudantes e demais membros das comunidades interna e externa. Prestar assistência e orientação a estudantes de todas as formas de assédio, discriminação ou violência decorrentes de sua identidade pessoal e social. Divulgar as ações afirmativas da Universidade Estadual de Ponta Grossa junto aos interessados na comunidade universitária e externa. Integrar e de acordo com os respectivos regimentos, coordenar as atividades da Comissão Permanente de Acompanhamento e Avaliação de Cotas da UEPG, a Comissão Universidade para os índios e a Comissão de Comprovação da Condição de Candidato Negro.
EIXOS DE ATUAÇÃO
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Eixo da prevenção: campanhas, eventos científicos e culturais, assim como, oficinas de prevenção e palestras educativas
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Eixo da promoção: Atendimento social, pedagógico e técnico educacional especializado e temporário. Rodas de conversas, mediações de conflitos e círculos restaurativos
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Eixo da proteção: Atendimento socio-pedagógico individualizado e em grupo. Grupos operativos voltados à diversas temáticas, assim como encaminhamentos para rede de atendimento interna e externa Conselho Tutelar e/ou Ministério Público.
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Eixo da transparência e controle: Relatórios mensais das ações desenvolvidas. Divulgação dos relatórios no site da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE, mídias local, regional e estadual. Abertura de comunicação com o movimentos estudantil da UEPG
AÇÕES
Propor e executar projetos que atendam a comunidade acadêmica contemplando o respeito e acolhimento às diferenças sociais, raciais, étnicas, gênero e sexualidade, religiosas, deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, transtornos funcionais específicos e altas habilidades, entre outros.