Bloco da Reitoria, Campus de Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 CEP 84.030-900 - Ponta Grossa/PR
(42)3220-3771 - (42)3220-8656
diraad@uepg.br

Acompanhamento Educacional Especializado

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Regulamentado pela Resolução Univ nº 031 de dezembro de 2017

Considera-se as atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos, organização institucional contínua atendidas pela Comissão Permanente de Apoio aos Acadêmicos com Necessidades Educativas Especiais (CAD) das seguintes formas:

  • Complementar à formação dos discentes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, distúrbios físicos e psíquicos ocorridos em circunstâncias extraordinárias, e apoio permanente e limitado no tempo e na frequência dos mesmos às salas de recursos multifuncionais;

  • Suplementar a formação de discentes com altas habilidades ou superdotação;

  • No caso de discentes surdos e com deficiência auditiva, conforme as diretrizes e princípios dispostos no Decreto Federal no 5.626, de 22 de dezembro de 2005.

Objetivos

  • Prover condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem aos discentes atendidos pela CAD;

  • Garantir medidas e serviços de apoio especializados de acordo com as necessidades individuais dos discentes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação;

  • Garantir a transversalidade das ações da educação especial;

  • Fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos, métodos pedagógicos, recursos de tecnologia assistiva e adaptações razoáveis que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem.

Público

  • Acadêmicos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, distúrbios físicos e psíquicos ocorridos em circunstâncias extraordinárias, que exijam cuidados diferenciados e altas habilidades ou superdotação.

Demanda

  • O acadêmico que considere se enquadrar como público-alvo do serviço e ou seus familiares, professores e coordenadores de curso de graduação e pós-graduação.

Fluxo de Atendimento

  • Os estudantes, familiares e professores poderão demandar diretamente à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), ou ainda, ao Coordenador do curso no qual o estudante estiver regularmente matriculado. Neste caso, o coordenador providenciará o encaminhamento à respectiva pró-reitoria, a qual procederá a análise e mediante parecer técnico favorável, providenciará a oferta ao estudante, com o apoio da Comissão Permanente de Apoio aos Acadêmicos com Necessidades Educativas Especiais (CAD).