PESQUISA

O projeto tem como principal objetivo a consolidação do grupo e o avanço das temáticas desenvolvidas pelo Grupo de Biologia integrativa e modelagem na produção de não ruminantes (Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq). Os objetivos inerentes ao projeto geral são: (1) avaliar o modelo InraPorc em porcas hiperprolíficas na gestação e lactação e desenvolver equações para os modelos nutricionais; (2) propor equações considerando o impacto dos mediadores metabólicos na estimação das exigências nutricionais de porcas gestantes e lactantes. Recursos financeiros: Universal MCTI/CNPq n°14/2014.


SUBPROJETOS EM DESENVOLVIMENTO

Modelagem e aplicação do InraPorc em porcas hiperprolíferas
Diversos fatores interferem nas exigências nutricionais de porcas gestantes e lactantes. Esses fatores são agrupados no modelo InraPorc, o qual permite através do perfil animal estimar as exigências nutricionais em ambas as fases. Entretanto, o modelo necessita ser ajustado para fêmeas mais exigentes nutricionalmente principalmente quanto ao número de leitões nascidos e desmamados. Projeto de Mestrado – Programa de Pós graduação em Zootecnia/UEPG.

Uso de mediadores metabólicos no desempenho de porcas gestantes e lactantes: meta-análise e modelagem
Diversos estudos indicam que o uso dos mediadores metabólicos (L-carnitina, picolinato de cromo e somatotropina) na alimentação de porcas gestantes e lactantes melhora a eficiência reprodutiva e o desempenho das leitegadas. Esses mediadores alteram a partição da energia e o fluxo de nutrientes em nível placentário e tecidual. Entretanto, as respostas são variáveis e necessitam ser quantificadas e analisadas de forma integrada. Nesse contexto, através da meta-análise e modelagem, poderá ser quantificada a demanda nutricional e o impacto sobre as exigências de porcas na gestação e lactação como o uso de L-carnitina, somatotropina e picolinato de cromo. Subprojetos desenvolvidos por alunos de iniciação científica.

Aditivos fitogênicos na alimentação de leitões pós-desmame e em creche: estudo meta-analítico
Os aditivos fitogênicos possuem ações antimicrobianas e imunomoduladoras sobre a microbiota intestinal, podendo alterar a digestão dos nutrientes. Entretanto seus efeitos variam de acordo com a origem botânica, princípios ativos e processamento. Dentre os vegetais estudados para leitões, os principais são o alho e orégano, pimenta, saponinas, extratos cítricos e óleos essenciais de ervas aromáticas. Através de métodos meta-analíticos, espera-se estudar a relação do uso dos aditivos fitogênicos (considerando a apresentação, dosagem e mecanismo de ação) na alimentação de leitões sobre o desempenho pós desmame e em creche.

Skip to content