O Centro de Educação Empreendedora é um órgão da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), que busca abrir novos horizontes para todos os acadêmicos(as) e professores(as).
O Centro de Educação Empreendedora é um espaço criado para produzir e compartilhar conhecimento por meio de elaboração de estudos, pesquisas e ferramentas com foco no desenvolvimento pessoal e acadêmico, através do fomento da Educação Empreendedora. Nossa equipe deseja construir e desenvolver o lado criativo e ainda mais, fazer as próximas gerações entenderem que empreender ninguém nasce sabendo, mas desenvolve e melhora cada vez mais.
ORIGEM
Em 2016, foi criado um projeto de extensão pela Professora Dr. Cleise Maria de Almeida de Tupich Hilgemberg, do Departamento de Economia ao lado pelo Professor Emerson Martins Hilgemberg, Pró-reitor de Assuntos Administrativos. Hoje, o Centro de Educação Empreendedora é um órgão da UEPG, que junto com a Proex e AGIPI (Agencia de Inovação e Propriedade Intelectual da UEPG), cria projetos de extensão voltados ao empreendedorismo para os acadêmicos.
FINALIDADE
Criar um espaço para que os alunos(as) possam desenvolver todas suas aptidões, além de contribuir a sociedadedesenvolvendo a criatividade e proatividade. Nesse espaço os alunos irão criar projetos, atividades, palestras e dar continuidade e gerenciamento dos projetos existentes, além de criar novos caminhos para o seu desenvolvimento acadêmicos tendo, ainda, foco em desenvolvimento pessoal como:
Autoconfiança;
Autoconhecimento;
Pensamento Analítico;
Inteligência Emocional;
Pensamento Positivo;
Vontade de aprender cada vez mais...
Desenvolvemos projetos e parcerias para abrir portas em 3 pontos;
Um palavra em alto nos dias atuais principalmente junto a outras como: Soft skills, Networking empresarial, vendas online e entre outros. Então o que realmente é empreendedorismo?!
Empreendedorismo uma palavra ais antigo que a nossa própria língua portuguesa, originária do Latin “Entredreneurship” traduzido como “entre pegar e enviar”, tendo ao ponto de que a sua utilidade era para descrever vendedores? Não! A palavra empreendedor foi utilizada para as pessoas que realmente criam oportunidades como exemplos de Marco Polo ou Vasco da Gama que criaram em suas épocas um dos mais importantes acontecimentos para a humanidade, “rota da seda” sendo Marco Polo e o “caminho para as Índias” Vasco. Muito ajudaram e prosperaram o comércio, mas quando olhamos para eles, claramente podemos ver aventureiros pelo fato de entrarem na escuridão do desconhecido com muitos riscos a prova, para posteriormente, mudarem o mundo.
Isso pode soar familiar não é mesmo? Assumir riscos, inovar e tentar coisas novas? exatamente, tanto Odisseu, um homem do livro Odisseia escrito por Homero, quanto Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes) demonstraram Empreendedorismo. Odisseu fazendo a sua jornada para voltar aos braços de sua amada, após a Guerra de Troia enfrentou muitos desafios como os Empreendedores devem enfrentar até alcançar seus objetivos. E voltando ao Tiradentes, acreditando em um sonho do povo Brasileiro prosperar e conseguir ter uma digna vida, deu a sua vida para incendiar os corações de todos que acreditavam nesse sonho também.
Saindo de épocas mais remotas, o empreendedorismo pode ser visto como:
Inovação e desenvolvimento como falado no livro “Socialismo, Capitalismo e Democracia”
– Joseph Alois Schumpeter
Exemplos dos estudantes que participam dos estágios e pesquisas da sua graduação, além os alunos que não tem medo de questionar os padrões e ter uma postura de sempre tentar coisas novas, são ideias vistas no livro “Get Up And Grow”
– Duke Matlock
O empreendedorismo pode ser atrelado facilmente a Inovação, Desenvolvimento e Criação de Oportunidade
E para finalização a frase do Professor. Dr. Luiz Henrique
“O empreendedorismo é uma habilidade da vivência profissional em todos os níveis” já mostrando que não importa onde você esteja na sua carreira, tanto aluno ou mestre, é uma habilidade que sempre deve se evoluir…
“O que vai gerar a riqueza das nações é o fato de cada indivíduo procurar o seu desenvolvimento e crescimento econômico pessoal” (Adam Smith)
Como dito anteriormente pelo Pai da Economia Moderna, O desenvolvimento de toda uma sociedade está inerente ao crescimento de cada uma das pessoas em si, e tal crescimento está nitidamente atrelado as oportunidades. Pensando na palavra oportunidade, desenvolvemos parcerias com empresas locais, a fim de promover eventos com o intuito de mostrar o mundo empresarial aos acadêmicos e todas as possibilidades que ele pode oferecer.
Empresas parceiras:
- Annunziato Contabilidade
- Hotel Planalto
- Luds Confort Hotel
- Misula Engenharia
- Mhydas Investimentos
SHADOW (Novo Shadow)
REAL CHALLENGE
O Real Challenge – UEPG, teve sua primeira edição dia 10 de novembro de 2018, disponibilizando 12 horas consecutivas para a resolução do problema “Como transformar clientes em fãs da marca MM?”, proposto pela empresa parceira, Lojas MM, e contou com 127 acadêmicos, divididos em 28 equipes. Já a segunda edição está programada para o segundo semestre de 2019 e são previstas algumas mudanças.
Seu principal objetivo é atrair alunos e empresários para trabalharem juntos na resolução de questões profissionais, ressaltando a interdependência existente entre empresa-universidade para que ambos tenham um melhor desenvolvimento, além de despertar e fortalecer um espírito empreendedor em seus participantes. Também será uma ferramenta para divulgação do CEE, tanto para os alunos da universidade quanto para o mercado atual.
- Forma de adquirir conhecimento: por meio do estudo de caso, pesquisas e leituras para a resolução do desafio.
- Profissionais Especializados: para auxiliar os alunos na formulação de novas ideias e propostas sobre o tema, e para avaliá-los nas apresentações finais.
- Horas Extracurriculares: fornecido para os alunos participantes do evento e voluntários que trabalharão na organização.
- Premiação: fornecimento de prêmios para as equipes vencedoras que serão disponibilizados pelas empresas parceiras do projeto.
- Segurança: seguranças no local para evitar situações de risco.
- Área de descompressão: área de descanso
HACK DAY
Oriundo do Real Challenge, foi umvento com parcveria da Vale dos Trilhos e a Prefeitura de Ponta Grossa
O Hackathon é uma maratona que reúne hackers, programadores, desenvolvedores e inventores para
criar projetos que transformem informações de interesse público em soluções digitais. A proposta do
Hackday é que os participantes apresentem soluções inovadoras para a Gestão Pública.
OBJETIVOS E DAS CARACTERÍSTICAS
1.1. O objetivo desta maratona é fomentar a pesquisa e experiência tecnológica, a inovação e o
entretenimento digital, por meio de experimentos ou projetos. Visa, ainda, compartilhar, apreender
e ensinar conhecimento digital, à comunicação digital e às novas tecnologias.
1.2. Objetivos específicos: desenvolver soluções criativas e inovadoras para a Gestão Pública.
Utilizando a tecnologia social para mostrar que empreender não somente está atrelado a rentabilidade, mas podemos sim, empreender em pessoas, principalmente as vulneráveis.
A origem dessa palavra “Empreender”, está associada ao francês “entrepeneur” (Fazer algo novo), muitos acreditam que o seu significado está somente atrelado a produção de produtos e criação de rentabilidade em franquias , porém empreender na sociedade é uma das pautas mais abordadas nos dias atuais, pois por toda história da história administrativa das empresas, cuidar e valorizar as pessoas mostrou e mostra que pode mudar muito mais do que se imagina.
Como dito antes, o Centro de Educação Empreendedora (CEE) quer mostrar aos alunos, que a sociedade também é um lugar que podemos empreender e crescer com isso. Prezando os princípios da Sustentabilidade e o Valor da Sociedade, acontece a geração de impactos expressivos, seja um nível local ou global.
A CEE deseja com a criação com o “Empreendedorismo fora das empresas” mostrar aos alunos como investir na sociedade é o que mais da retorno em nossas vidas.
EVENTOS QUE JÁ OCORRERAM
Objetivos de desenvolvimento sustentável
O nosso time deve seguir o sistema de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, um pacto global para melhor desenvolvimento sócio econômico assinado por 193 países. Então, todos os nossos projetos ou programas destinados aos alunos e as empresas, passarão desafios para conquistar um mundo sustentável até 2030.
ODS relacionadas ao Centro de Educação Empreendedora
Referências: ONU - Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU. Disponível em : <https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
ENCONTRO COM EMPREENDEDOR 2024/1
Na noite de quarta-feira, 8 de maio, o 11º Encontro com Empreendedores, organizado pelo Centro de Educação Empreendedora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (CEE-UEPG), foi realizado. Com o tema "Desafios do Empreendedorismo na Cultura Pop", o evento destacou as experiências de empresárias locais do ramo de vestuário, que identificam na cultura pop um mercado consumidor e novas estratégias para atrair clientes. A mediação da discussão coube à professora Cleise Tupich Hilgemberg, diretora do CEE.
Durante o evento, as palestrantes Sabrina Kruk de Freitas, da loja Brutal, e as irmãs Daiani e Débora Machado, sócias da loja Piticas, compartilharam suas trajetórias como empreendedoras e discutiram o mercado consumidor com o qual lidam. Sabrina, graduada em Direito, expressou sua felicidade em retornar à UEPG e ressaltou a importância de compartilhar experiências. "Acredito que tenha sido uma excelente demonstração do modo como a UEPG contribui para a formação de grandes empreendedores. Fiquei bastante satisfeita, e a escolha do tema foi realmente acertada".
Daiani Machado, jornalista e empresária, comentou: "Foi muito gratificante ver tantos alunos interessados no que tínhamos para compartilhar, especialmente durante o debate que ocorreu após as apresentações. Ao contrário das palestras tradicionais, o evento foi descontraído, totalmente alinhado com a essência da Cultura Pop, conforme proposto".
Para a professora Cleise, diretora do CEE, é crucial que a Universidade exponha aos alunos as diversas facetas do empreendedorismo. "Nosso objetivo é evidenciar que todos têm a capacidade de se aventurar no mundo dos negócios. Ao trazer as experiências das palestrantes, buscamos demonstrar que, apesar dos desafios, desistir não está no perfil de um verdadeiro empreendedor", ressalta a diretora.
Centro de Educação Empreendedora
“Educar para empreender é educar para fazer acontecer”
No dia 21 de março, a professora Cleise Maria de Almeida Tupich Hilgemberg esteve presente no estande do evento sobre cidades inteligentes no Centro de Eventos Positivo, representando a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A Smart City Expo Curitiba é um dos diversos eventos originados da Smart City Expo World Congress, organizado pela Fira Barcelona, e é a quinta edição do evento no Paraná.
No evento, a prefeitura apresentou 19 iniciativas inteligentes e inovadoras, dentre elas, a mudança total da iluminação pública por LED’s, Sinapses Criativas que foram implementadas em escolas e os semáforos inteligentes.
O empreendedorismo floresce através de iniciativas inteligentes e inovadoras, desbravando novos horizontes e moldando o futuro.
O Centro de Educação Empreendedora participou dia 20/06 do evento com o tema: “Academia para o mercado” com a Michele Zibetti Tadra mostrando como foi sair da UEPG, adentrar o mundo do Empreendedorismo e criar um produto que conquistou o mercado na Bioquímica sendo a CEO da GOgenetic contando desde sua origem até os dias atuais.
Ocorrido as 9 horas até 11:50
Empreendedorismo Empresarial
O Centro de Educação Empreendedora inicializou um novo projeto de cunho social que visa a reintegração de professores nos meios de software e hardware Educacionais, um projeto em parceria com a ODS número 4 (Educação de qualidade), afim de desenvolver o empreendedorismo social.
As primeiras escolas que inauguraram o projeto “Letramento Digital” foram: Glacy e Zanoni com 30 professores no total tendo ocorrido as aulas na UEPG Uvaranas no Bloco E nesse projeto de extensão as escolas participarão de duas aulas sobre “Introdução do Letramento Digital”. Parceria da Equipe CEE e CEBRAE por intermédio da Francine Gomes.
Centro de Educação Empreendedora
"Educar para empreender é educar para fazer acontecer"