Cerca de 800 formandos da UEPG fazem prova do Enade no fim de semana

Cerca de 800 acadêmicos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) neste final de semana (24 e 25 de novembro). Em 2018, a prova avalia a qualidade do ensino dos cursos na área de Ciências Sociais Aplicadas. A acadêmica de Jornalismo Ana Luisa Vaghetti, está se preparando para realizar a prova. “As perguntas são mais analíticas, o aluno precisa se preocupar em refletir e não em decorar conceitos”, conta.

O ENADE é obrigatório para os acadêmicos dos últimos anos de cada curso. “Quem não realiza o exame, não pode se formar”, ressalta a coordenadora do curso de Jornalismo da UEPG, Hebe Gonçalves. Na tarde de domingo, 24 formandos em Jornalismo pela UEPG realizaram a prova. No último ENADE, em 2015, o curso de Jornalismo obteve nota 4, mas possui uma média histórica de 5, segundo a coordenadora do curso. Os acadêmicos da universidade que participaram do exame, neste ano, são os de Administração, Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Serviço Social, Turismo, Direito e o curso EAD de Administração pública.

O exame é formado por 40 questões, sendo seis descritivas e, o restante, objetivas, além de 30 questões relacionadas a matriz curricular geral das Ciências Sociais e 10 focadas no conteúdo especifico de cada graduação. Além das questões, os participantes também respondem um questionário referente a infraestrutura do curso. “Após passar por toda a experiência da graduação, o estudante possui o conhecimento e um olhar critico sobre o curso”, explica Ana.

Os estudantes ingressantes nos cursos que realizam o ENADE neste ano são os próximos que participam do exame, quando estiverem no último ano, em 2021. O acadêmico Marcus Benedetti é um deles. “É importante focar na prova porque o resultado beneficia, ou não, o curso e a universidade”, avalia.