Jornalismo UEPG lamenta morte do jornalista Luiz Geraldo Mazza
Curso de Jornalismo da UEPG, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo e Centro Acadêmico João do Rio lamentam falecimento do jornalista Luiz Geraldo Mazza, aos 93 anos, na madrugada de quarta-feira (11), em Curitiba.
O profissional deixa legado de mais de sete décadas de serviços prestados ao jornalismo paranaense e atuação marcante em diferentes momentos da vida social e política do país. Momento de tristeza, mas também de lembrança de uma trajetória de relevo e sólida contribuição.
Nascido em Paranaguá em 10 de fevereiro de 1931, veio a Curitiba aos 9 anos. Em 1950, passa a cursar Direito na UFPR. Começa a escrever sobre literatura para o jornal O Estado do Paraná.
Mazza ingressa então no Diário do Paraná (Diários Associados), ícone da modernização da imprensa curitibana, com técnicas como o lide e a diagramação. O jornalista ajuda a articular a greve geral da imprensa em 1963. Pouco antes, participa do início da televisão no Paraná, em 1960. Atua no jornal Última Hora e, ao lado de vários outros jornalistas, foi perseguido pela ditadura após o golpe de 1964.
Na década de 1970, Mazza colabora com a Folha de Londrina. Dirige a seguir o Jornalismo da TV Paranaense (Canal 12). Passa pela Gazeta do Povo na década de 1980 e atua como articulista da Folha de S. Paulo. Sagrou-se nas últimas décadas como comentarista político e social em rádio, além de manter coluna em variadas publicações. Esteve na UEPG como convidado por mais de uma ocasião para compartilhar essas e outras experiências.
Estudantes e docentes de Jornalismo na UEPG prestam condolências a familiares e amigos.
Ponta Grossa, 11 de setembro de 2024.