Imprensa ucraniana no início do século XX

Imprensa ucraniana no início do século XX

A imprensa imigrante, grosso modo, refere-se a “publicações de caráter jornalístico informativo [que são] criadas dentro de uma comunidade imigrante com a finalidade de oferecer condições de inserção no novo contexto social e preservar as identidades culturais” (SOUZA, 2010, Apud SZEREMETA; SCHOENHERR, 2015, p. 01).

No caso da imprensa ucraniana no Paraná, fato a destacar é a importância assumida pelos padres imigrantes.  Como letrados, religiosos ucranianos foram  protagonistas nas comunidades onde atuavam e tomaram iniciativa de imprimir textos em jornais na língua materna de seu país de origem.

A forte importância da religião no interior da comunidade de imigrantes ucranianos que vieram para o Paraná desde o final do século XIX fez emergir uma imprensa ucraniana, pioneira no país. Em 1907 surgiu o primeiro jornal ucraniano em terras brasileiras, intitulado Zoriá.  Em 1910, o  Prápore;  e, em 1912, o Prácia. Este, diferentemente dos seus antecessores, não possuía sua sede em Curitiba e sim em uma gráfica na cidade de Prudentópolis.

Apesar de não serem editados e impressos nos Campos Gerais,  jornais ucranianos deste período inicial do século XX circulavam amplamente na região, uma vez que esta também abrigou grande quantidade de imigrantes rutenos. Muitas publicações em língua ucraniana foram difundidas por longo período de tempo, uma vez que o território dos Campos Gerais continuou recebendo fluxos de imigrantes da etnia ao longo da primeira metade do século XX. Segundo Jeanine Campos Resseti (2015, p. 12), o término da Segunda Guerra Mundial intensificou deslocamentos de europeus para os Campos Gerais, e muitos ucranianos chegaram na região sobretudo entre os anos de 1947 e 1951.

REFERÊNCIAS

RESSETI, Jeanine Campos. Memórias e Identidades Étnico-Religiosas dos Descendentes de Ucranianos em Ponta Grossa-PR. Dissertação (Mestrado em História), Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2015.

SOUZA, Marcelo Cintra de. A imprensa imigrante: trajetória da imprensa das comunidades imigrantes de São Paulo. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

SZEREMETA Angélica, SCHOENHERR, Rafael. Imprensa imigrante e jornalismo: apropriação de elementos jornalísticos na produção do jornal centenário ucraniano Prácia. 10º Encontro Nacional de História da Mídia,  Porto Alegre, UFRGS, 2015.

Autor: Henrique Schlumberger Vitchmichen

Acadêmico do 4º ano do curso de Licenciatura em História UEPG

Ano: 2018

Revisão: 2019

 

Skip to content