Uvaranas, bairro de Ponta Grossa
Uvaranas é um antigo núcleo colonial de imigrantes, pertencente à colônia Octávio, que se desenvolveu no município de Ponta Grossa a partir da década de 1870. No seu início o núcleo compreendia uma área de 4.900 hectares, situada a 3 km da área central do município.
Habitada por imigrantes alemães do Volga (conhecidos como “russos-alemães”), em sua maioria católicos que exerciam atividades agrícolas, Uvaranas foi crescendo e, aos poucos, ao longo do século XX, foi assumindo feições mais urbanas. Já na década de 1930 há notícias na imprensa da existência na região de Uvaranas de escola pública mista, de barbearia, padaria, botequins, de um hipódromo, de um quartel militar, de um abrigo para menores e também se noticia a existência de cortiços que abrigam casas de prostituição (O DIA, 05/12/1937, p. 5).
Atualmente Uvaranas é um bairro do município de Ponta Grossa, tendo como principal ponto de referência a Paróquia Imaculada Conceição, cuja capela ficou popularmente conhecida como Igrejinha de Uvaranas (BALHANA; MACHADO; WESTPHALEN, 1969, p.167).
O bairro que se iniciou como núcleo colonial de imigrantes é o mais populoso de Ponta Grossa, com cerca de 45 mil habitantes. Nele, hoje, situa-se o Campus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa, a UEPG.
FONTES
O Dia, 05 de dezembro de 1937.
REFERÊNCIAS
BALHANA, Altiva. MACHADO, Brasil P.; WESTPHALEN, Cecília. História do Paraná. Curitiba: Grafipar, 1969.
Autor: Waldece Wagner A. de Sousa.
Acadêmico do 4º ano do curso de Licenciatura em História Uepg
Ano: 2018
Revisão: 2019