Professora da UEPG realiza palestra na China

Professora da UEPG realiza palestra na China

A professora Jasmine Cardozo, lotada no Departamento de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foi convidada para realizar uma palestra na Conferência Internacional de Montanhas e Parques Nacionais, na Universidade de Turismo de Sichuan, na China.

Realizada em 30 de março, a Conferência teve como objetivo promover o desenvolvimento sustentável e fortalecer o turismo de montanha em Sichuan. Em 2021, cinco parques foram declarados nacionais na China, a maioria localizada em áreas montanhosas: o Parque Nacional de Sanjiangyuan, o Parque Nacional do Panda Gigante, o Parque Nacional do Tigre e do Leopardo do Nordeste e o Parque Nacional da Floresta Tropical de Hainan.

Para Jasmine, “participar de eventos como esse é importante não só pela troca de informações e oportunidade de pesquisas em conjunto, mas também para fortalecer o networking e a exposição a novas idéias. Por exemplo, lá já estão usando painéis interpretativos digitais em parques nacionais! Nunca tinha visto”. Jasmine destaca que o evento foi uma ótima oportunidade para fortalecer laços de pesquisa entre os participantes e palestrantes, oriundos de diversos países como Estados Unidos, Tibete, Austrália e China, além da professora da UEPG, do Brasil.

Segundo informações da Universidade de Turismo de Sichuan, as regiões montanhosas e ambientes dos parques nacionais enfrentam desafios graves. As alterações climáticas, a perda de biodiversidade e a degradação dos solos acabam impactando diretamente a viabilidade do turismo nessas regiões, fato que mobiliza profissionais de diversas áreas e países em busca de alternativas e respostas coletivas vinculadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável visando a continuidade do turismo de montanha.

A Universidade

A Universidade de Turismo de Sichuan é uma instituição pública e dedicada integralmente ao turismo. Pioneira, no ano de 2018, obteve a aprovação do Gabinete de Assuntos Chineses no Exterior do Conselho de Estado para servir de base para o Projeto Chinês no Exterior – Prosperidade da Cozinha Chinesa.

Situada em Longquanyi, o campus abriga uma atração turística nacional de nível AAA – o “Parque de Lazer, Alimentos e Cultura”. A Universidade ainda possui parcerias com entidades importantes, incluindo o Departamento Provincial de Cultura e Turismo de Sichuan, o Departamento Provincial de Silvicultura e Pastagens de Sichuan, a cidade de Meishan, a cidade de Ziyang e diversos departamentos governamentais, autoridades locais, associações, institutos de pesquisa, outras universidades e empreendimentos.

A Escola de Turismo e Cultura foi criada em 2004 e abrange três áreas de ensino e investigação: Gestão do Turismo, Economia e Gestão de Eventos, e Gestão Cultural. Abriga o Centro de Inovação e Prática do Turismo, o Centro de Inovação Colaborativa para Melhoria da Competitividade do Turismo de Sichuan-Tibete, e o Centro de Inovação de Sichuan.

Para mais informações sobre a universidade e o evento, acesse aqui.

Texto: Domitila Gonzalez. Fotos: arquivo pessoal.

 

Skip to content