Estado de Utah abre processo de seleção para professores paranaenses

Inicia o processo seletivo para contratação de professores pelo estado de Utah nos Estados Unidos, uma cooperação entre a Secretaria de Educação do Estado de Utah e a Secretaria de Ciência Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná.

Em apreciação aos princípios do programa em “apoiar o ensino e a aprendizagem das respectivas línguas e culturas; promover um melhor conhecimento e a compreensão mútua dos seus respectivos sistemas de ensino; oferecer oportunidade de crescimento profissional para os professores do Estado de Utah e do Estado do Paraná e estabelecer a cooperação dos professores”, o Estado de Utah abre o processo de seleção para Professores do Estado do Paraná atuarem no ensino de Português do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, por um período de até três anos.

1. Licenciatura em pedagogia, letras ou áreas afins;
  2. Experiência comprovada de 03 (três) anos na função de professor do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental;
  3. Proficiência em língua inglesa a equivalente B1, segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas;
  4. Disponibilidade para residir no Estado de Utah por um período de até 03 (três) anos.

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo é de responsabilidade do Estado de Utah, sob a gerência da Sra Silvia Juhas – coordenadora do Programa de Educação Imersão em Língua Portuguesa, Estado de Utah, Estados Unidos e será realizado em 03 (três) etapas eliminatórias:

1ª Etapa. Análise de documentos para a seleção dos candidatos;

2ª Etapa. Entrevista em inglês, conduzida pela diretora do programa de Imersão de Língua Portuguesa do Estado de Utah Sra. Shauna Winegar e pela Sra Silvia Juhas;

Etapa. Avaliação de uma experiência didática com alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, gravada em vídeo pelo candidato.

DOCUMENTOS EXIGIDOS

1. Ficha de Inscrição;
  2. Diploma e histórico escolar;
  3. Currículo atualizado, em inglês;
  4. Uma carta de apresentação pessoal, em Inglês;
  5. Duas a 03 cartas de apresentação, em inglês, de preferência redigida por um profissional que relate a experiência do candidato na Educação (diretor de escola, supervisor, orientador, coordenador, chefes).
  6. Cópia de Carteira de trabalho, com a comprovação da experiência exigida (Experiência comprovada de 03 (três) anos na função de professor do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental). Em se tratando de funcionário público apresentar o termo de posse, com a comprovação da experiência exigida (Experiência comprovada de 03 (três) anos na função de professor do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental).

DESCRIÇÃO DO TRABALHO

Professor (a) de português (aulas na modalidade de imersão em língua portuguesa) para o Ensino Fundamental (1ª a 9ª ano), na rede pública dos Estados Unidos, no Estado de Utah.

Contrato de trabalho em tempo integral, 40 horas semanais, sendo 30 horas em sala de aula e 10 horas para preparação.

Ano letivo tem início no mês de agosto, término em maio, com férias junho e julho.

O Professor selecionado deverá estar apto para o ensino das seguintes disciplinas:

1. Português;
  2. Matemática;
  3. Estudos Sociais;
  4. Ciências;
  5. Educação Física e Artes (quando necessário).

CONDIÇÕES OFERECIDAS

1. Treinamento de uma semana no início do mês de agosto. Oportunidade de aperfeiçoamento profissional e proficiência em língua inglesa, em uma escola Americana, por meio de interação com o corpo docente da escola e comunidade.
  2. Salário:
    a. Bacharelado – entre $29,000 a $39,000 dólares anualmente (renda bruta);
    b. Mestrado – entre $33,000 a $43,000 dólares anualmente (renda bruta);
    c. Doutorado – entre $34,000 a $44,000 dólares anualmente (renda bruta).
  3. Plano de saúde e plano odontológico, com contribuição mensal do professor.
  4. Moradia – moradia inicial, providenciada pelo Utah State Board of Education, durante o período de treinamento (uma semana); moradia provisória em casa de uma família da escola, pelo período máximo de duas semanas; moradia permanente a critério e custo sob-responsabilidade do professor, a partir da 3ª semana.
  5. Oportunidade de acompanhante (esposo/a e filhos)* incluindo visto de trabalho em tempo parcial para o cônjuge; matrícula em escola pública no Estado de Utah, para os filhos entre as idades de 5 e 18 anos.

*Custo da(s) passagem(s) e visto(s) devem ser providenciados pelo candidato.

INSCRIÇÃO E PRAZO

1. O candidato deverá baixar e preencher a ficha de inscrição (em anexo no final) e enviar todos os documentos relacionados acima, salvos em formato PDF, para o endereço eletrônico abaixo:

utah.seti@gmail.com

1. A ficha de inscrição e todos os documentos deverão ser enviados até o dia 26/02/2021. Não serão aceitas inscrições fora do período divulgado no cronograma.
  2. Os candidatos selecionados na primeira etapa serão entrevistados de forma online em dia e horário a ser divulgado.
  3. O resultado dos candidatos selecionados para a entrevista será divulgado na página eletrônica da SETI e no site/ redes sociais do ERI, segundo cronograma.

08 de fevereiro – Início das inscrições;

26 de fevereiro – Término das inscrições;

01 a 12 de março – Avaliação de documentos pelo Estado de Utah, EUA;

15 de março – Divulgação dos aprovados na 1ª Etapa e que irão para entrevista (2ª Etapa);

22 e 23 de março – Entrevistas (2ª Etapa) a partir das 14h (candidatos serão entrevistados seguindo ordem alfabética);

24 de março – Divulgação dos aprovados na entrevista;

02 de abril – Envio das aulas gravadas;

04 a 14 de abril – Avaliação das aulas gravadas;

16 de abril – Resultado final na página eletrônica da SETI e no site/ redes sociais do ERI.

PARA TODAS AS INFORMAÇÕES, BAIXE O EDITAL

FICHA DE INSCRIÇÃO