Conferências do Dia Internacional da Mulher – UNESCO IESALC

O Instituto Internacional de Educação Superior da UNESCO na América Latina e Caribe (IESALC) une a celebração das realizações das mulheres com dois grandes eventos: o pré-lançamento do relatório “Apoiar a participação das mulheres no ensino superior na África Oriental” e o lançamento do estudo “Igualdade de gênero em 2022: Como as universidades globais estão se desempenhando.”

Apoiar a participação das mulheres no ensino superior na África Oriental: construção de sistemas de ensino superior sustentáveis e equitativos no Quênia, Uganda e Sul do Sudão, é um projeto conjunto da UNESCO IESALC e do Escritório Regional da UNESCO para a África Oriental.

O objetivo deste estudo é incentivar o debate político e mapear as principais tendências globais sobre a participação das mulheres no ensino superior na Região da África Oriental, analisando sua participação em pesquisa, ensino, STEM e gestão no Quênia, Uganda e Sul do Sudão.

Oradores: Sara Maneiro, UNESCO IESALC; Schéhérazade Feddal, Escritório Regional da UNESCO para a África Oriental; Francesc Pedró, Diretor do UNESCO IESALC; Daniele Vieira, UNESCO IESALC / UFPE; Saidou Sireh Jallow, Escritório Regional da UNESCO para a África Oriental; Margaret Jesang Hutchinson, Vice-Chanceler da Universidade de Nairobi; Awol Endris Adem, Escritório Regional da UNESCO para a África Oriental e Hubert Gijzen, Diretor Regional da UNESCO para a África Oriental.

Data: 8 de março de 2022, 8:00h-9:30h (Hora de Caracas), 7:00-8:30 (Hora de Brasília).

Se inscreva!

Igualdade de gênero em 2022: Como as universidades globais estão se desempenhando. O Papel das Instituições de Ensino Superior em relação ao SDG 5: o novo Livro Branco, editado em conjunto com o Times Higher Education, apresentará uma análise global de dados exclusivos em 18 indicadores e cinco estudos de caso detalhados que orientarão os esforços das instituições para combater a desigualdade e a discriminação.

O webinar de lançamento revelará quais regiões estão fazendo o maior progresso, e os possíveis fatores e estratégias por trás de seu sucesso com a participação de cinco líderes acadêmicos inspiracionais. Ele irá explorar:

• Onde as universidades estão mais adiantadas em seu compromisso com a igualdade de gênero;
  • Quais regiões são as mais iguais quando se trata da participação de estudantes do sexo feminino em diferentes áreas temáticas;
  • Como as universidades estão se tornando mais focadas em melhorar o acesso das mulheres ao ensino superior do que em melhorar seus resultados e taxas de sucesso;
  • Por que menos de dois quintos dos acadêmicos seniores são mulheres globalmente, enquanto menos de um terço das autoras em trabalhos de pesquisa são mulheres;
  • O que é uma nova fronteira emergente na luta pela igualdade de gênero.

Oradores: Emma Deraze, cientista sênior de dados, THE; Eileen Drew, diretora, Centro para Igualdade de Gênero e Liderança, Trinity College Dublin; Rosa Ellis, repórter do ranking, THE; Victoria Galán-Muros, chefe de pesquisa e análise, UNESCO-IESALC; Kathryn Maud, professora assistente de mulheres e estudos de gênero, Universidade Americana de Beirute; Bhavani Rao, diretora, Laboratórios Ammachi e cadeira da Unesco em igualdade de gênero e empoderamento das mulheres, Amrita Vishwa Vidyapeetham e Judith Waudo, diretora do Centro para Igualdade de Gênero e Empoderamento, Universidade Kenyatta.

Data: 8 de março de 2022, 10:00h-11:30h (Hora de Caracas) 9:00h-10:30h (Hora de Brasília)

Se inscreva!

Ambos os eventos são realizados em inglês

Texto: Ana Paula Schardosin.