Curso sobre Raça e Racismo na TESOL

A Universidade Estadual de Santa Cruz apresenta este curso, que examinará as experiências de raça e racismo na TESOL no Brasil e nos EUA através de diferentes abordagens, tais como teoria racial crítica, racismo linguístico e literacias raciais críticas. Vamos nos concentrar em discutir a interação entre a linguagem e o racismo em ambos os países onde existe uma alta proporção de negros (que constituem a maioria da população total), envolvendo a imposição de formas sofisticadas de racismo linguístico, mas também podem ser possíveis práticas antirracistas de comunidades negras, como é o caso de pedagogias culturalmente relevantes de professores negros.

Cronograma:
22 de março: TESOL e Linguística do racismo; sobre os impactos epistêmicos nas experiências dos professores.
29 de março: Reinvenção e reconstituição das línguas no planejamento linguístico e na educação linguística.
05 de abril: TESOL, teoria racial crítica e literacias raciais críticas em narrativas autobiográficas de professores no Brasil.
12 de abril: TESOL e as teorias críticas dentro das teorias descoloniais: o caso do multilinguismo no Brasil.

Oradores convidados:
Dr. Gabriel Nascimento (Convener – PPGL – UESC/UFSB); Dra. Aparecida de Jesus Ferreira (PPGEL/UEPG); Dr. Sinfree Makoni (Penn State University); Dr. Lynn Mário Trindade de Menezes e Souza (Universidade de São Paulo).

As inscrições estarão disponíveis em: https://sig.usfb.edu.br/evento/TESOL2022 (somente para certificados de seminários).

Caso tenha alguma dúvida, contate: ppgl@uesc.br ou gabriel.santos@csc.ufsb.edu.br

Texto: Ana Paula Schardosin.