Editais de bolsas DAAD selecionam alunos para pós-graduação em artes na Alemanha

Estão disponíveis os quatro editais do programa do DAAD de bolsas para cursos de pós-graduação em artes na Alemanha. A chamada inclui quatro áreas: Arquitetura, Música, Artes Cênicas/Dança, e Artes Plásticas/Design/Comunicação Visual/Cinema.

A seleção é aberta a estudantes que estejam no último ano da graduação, matriculados em uma universidade brasileira, e também a recém-formados com título de bacharelado/licenciatura ou mestrado. O objetivo é viabilizar estudos adicionais nas áreas mencionadas, com a possibilidade de se obter ou não um título acadêmico em uma instituição alemã de ensino superior. Estudantes que já estejam matriculados no primeiro ano de um curso de mestrado na Alemanha também podem se candidatar à bolsa para o segundo ano do curso.

Os selecionados receberão bolsa mensal de 861 euros pelo período de 10 a 24 meses, dependendo do curso escolhido, passagem aérea e seguro-saúde. A seleção traz uma novidade em relação ao último ano: o portfólio deverá ser enviado por meio do upload na plataforma DAAD Media Database. Veja os detalhes nos links abaixo. Cada área tem prazo de inscrição e edital próprios:

• Música | Prazo: 27 de setembro
• Arquitetura | Prazo: 30 de setembro