Departamento de Pedagogia organiza evento internacional em homenagem ao centenário de Paulo Freire

O Departamento de Pedagogia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), organiza, dos dias 26 a 30 de abril, o encontro virtual ‘Paulo Freire e sua obra nos anos de 1960 e 1970’, que traz perspectivas de estudiosos nacionais e internacionais sobre a obra e legado do educador.

O evento ocorre no ano em que Paulo Freire completaria 100 anos. De acordo com a professora do departamento Lucimara Cristina de Paula, a iniciativa conta com grupos de pesquisa, acadêmicos e professores de graduação e pós-graduação do curso de Pedagogia da UEPG. “Profissionais da saúde e da educação básica têm participado de nossos grupos e dos trabalhos de extensão, já que muitas áreas do conhecimento se apropriaram de Freire: a saúde, a física e matemática, por exemplo”.

A organização do encontro é uma parceria entre a UEPG e outras sete universidades públicas – Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal do Mato Grossa (UFMT), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

Palestrantes que conviveram, trabalharam ou estudam a obra de Paulo Freire foram convidados para compartilhar a importância da produção do educador e filósofo brasileiro no contexto nacional e internacional. “Nossa expectativa é de que mais pessoas tenham curiosidade em conhecer e estudar Paulo Freire. Muitos equívocos têm sido disseminados sobre a obra dele, que foi um intelectual crítico, humanista, que lutava por justiça social e uma educação pautada na ética”, destaca Lucimara.

Durante os quatro dias, a programação inicia a partir das 19h e será transmitida via YouTube, Facebook e pela Web TV Educateliê. Informações do encontro estão no canal do YouTube da Comunidade Educateliê. Haverá certificação aos participantes que se inscreverem no site do evento.

Conheça os palestrantes:

Segunda-feira 26/04 – Abdejalil Akkari
Coordenador do Grupo de pesquisa “Dimensões Internacionais da Educação” do Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Genebra, professor Akkari possui vasta experiência com trabalhos relativos à educação intercultural, à análise das desigualdades educativas e à internacionalização da política educacional. Foi Pró-Reitor de Pesquisa da Haute Ecole Pedagogique Berne-Jura-Neuchâtel (Suíça) e trabalhou nas Universidades de Friburgo (Suíça) e Maryland (EUA).

Quarta-feira 28/04 – Ole Skovsmose
Mestre em Filosofia e Matemática, pela Universidade de Copenhague (Dinamarca), e doutor em Educação Matemática pela Royal Danish School of Educational Studies (Dinamarca), Ole Skovsmose também é professor emérito da Universidade de Aalborg (Dinamarca) e do programa de pós-graduação em Educação Matemática da UNESP – Campus de Rio Claro (SP).

Quinta-feira 29/04 –
Marilyn Frankenstein
Professora aposentada da College of Public and Community Service (CPCS) da Universidade de Massachusetts (Estados Unidos), a professora Marilyn Frankenstein estudou e recriou a epistemologia de Freire para aprimorar seu trabalho no ensino de matemática crítica.

Sexta-feira 30/04 – Ira Shor
Professor da City University of New York’s Graduate Center (Estados Unidos) e no Departamento de Inglês do College of Staten Island (Estados Unidos), Dr. Shor tem se dedicado ao ensino de alunos da graduação e pós-graduação, na perspectiva da educação crítica. O trabalho de Shor com Freire teve início em 1980 e se estendeu até 1997. Ambos são coautores do livro, intitulado no Brasil, “Medo e ousadia: o cotidiano do professor”

Texto: Jéssica Natal (adaptado)    Foto: Divulgação ERI