ERI participa do Evento Regional FAUBAI Sul 2022

Aos dias dezessete e dezoito de novembro de dois mil e vinte e dois, na Universidade do Estado de Santa Catariana (UDESC), campus de Florianópolis, o Escritório de Relações Internacionais (ERI), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), representado por sua Diretora, Dra. Sulany Silveira dos Santos, e seu secretário, Me. Claudio Baranhuke Júnior, juntamente com a Diretora da Escola de Línguas, Culturas e Literaturas (ESLIN-UEPG), Dra. Valeska Gracioso Carlos, participaram do Evento Regional FAUBAI Sul 2022, promovido pela Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI), da qual a UEPG faz parte.

No evento foram discutidas questões pertinentes aos processos de Internacionalização das Instituições de Ensino Superior do Sul Brasileiro, como:

• O Novo Cenário da Internacionalização: principais mudanças e grandes desafios;
  • Fontes e Processos de Captação de Recursos para Internacionalização;
  • Práticas de Apoio das Assessorias de Relações Internacionais para a Mobilidade Estudantil e Internacionalização do Currículo;
  • Institucionalização da Internacionalização.

Como resultado da participação no evento, a equipe da UEPG, juntamente com representantes das assessorias/coordenadorias/diretorias de Relações Internacionais da Universidade do Centro do Paraná (UNICENTRO), da Universidade Estadual de Maringá (UEL) e da Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE), elaboraram uma carta proposta de ativação da Câmara de Internacionalização da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (APIESP), objetivando fortalecer os processos de Internacionalização das IES paranaenses.

Texto: Claudio Junior / Arte: Beatriz Mayer