Governo destina R$ 1 milhão para internacionalização nas IES do Paraná
Está aberta a Chamada Pública 22/2022, promovida pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) em parceria com a Fundação Araucária. O edital vai destinar recursos do Governo do Estado no valor de R$1 milhão para o custeio de mobilidade acadêmica e participação de estudantes, professores e pesquisadores em eventos e visitas técnicas no exterior.
Este montante será distribuído entre as sete universidades estaduais paranaenses, visando contribuir com o processo de internacionalização curricular dessas instituições. A distribuição será feita com base na quantidade de programas de pós-graduação, mestrado e doutorado, conforme dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Para o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, esta é uma ação essencial. “É fundamental que nossas instituições construam cada vez mais relações duradouras de cooperação internacional para que nós possamos verticalizar cada vez mais o nosso sistema, qualificar cada vez mais as universidades, os programas de pós-graduação e tudo aquilo que temos, em termos de oferta tanto de ensino, quanto de pesquisa e extensão”, diz ele.
As propostas devem ser enviadas até dia 23 de janeiro de 2023 e devem, prioritariamente, contemplar as áreas de: Agricultura e Agronegócio, Biotecnologia e Saúde, Energias Inteligentes, Cidades Inteligentes, Educação, Sociedade e Economia, Desenvolvimento Sustentável e Transformação Digital.
Para o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa, a internacionalização é essencial para a produção de conhecimento, ciência e tecnologia. “É muito importante essa conversa de dentro para fora e de fora para dentro que os escritórios internacionais podem nos proporcionar. Fico contente por finalmente ter conseguido materializar esta chamada”, comemora.
Além dos eixos temáticos já descritos, a chamada pública contempla os temas de Inovação e Competitividade nas áreas relativas aos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação, desenvolvidos pela Fundação Araucária. No ano de 2022, mais de mil alunos das sete universidades estaduais participaram do programa Paraná Fala Idiomas. Para 2023, além da capacitação e qualificação em Inglês e Francês para estudantes, professores e pesquisadores interessados em mobilidade internacional, este programa também incluirá o curso de Espanhol.
O resultado da chamada pública 22/2022 será divulgado a partir do dia 13 de fevereiro de 2023.
Texto: Adaptado por Domitila Gonzalez | Foto: Luciane Navarro.