Inscrições para exame de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros começam hoje, segunda (13)!

Inscrições para exame de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros começam hoje, segunda (13)!

Abrem, nesta segunda-feira (13), as inscrições do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). O exame é destinado a estrangeiros que queiram comprovar sua proficiência em língua portuguesa na variante brasileira. As provas serão aplicadas nos dias 25, 26 e 27 de abril, em postos localizados no Brasil e no exterior, sendo a UEL um dos locais de aplicação no Paraná.

As inscrições seguem abertas até dia 24, pelo Sistema Celpe-Bras

Durante a inscrição, o participante deve indicar o país e o local que pretende fazer a prova. Também é necessário informar o número do passaporte ou documento de identificação válido no país de inscrição, assim como data de nascimento e fornecer endereço de e-mail e número de telefone válidos. A taxa de inscrição será estabelecida pelo Posto Aplicador, sendo que o valor máximo no Brasil é de R$ 247,58 e no exterior, de US$ 115. O pagamento da taxa deve ser feito até 27 de fevereiro.

A prova é composta por uma parte escrita e outra oral. A avaliação escrita será aplicada apenas no dia 25, tem duração de três horas e é composta por quatro tarefas de produção textual. A parte oral, aplicada nos três dias e com duração de 20 minutos, consiste em uma interação presencial, face a face, entre o participante e o avaliador-interlocutor. Informações adicionais sobre o conteúdo de cada prova podem ser obtidas no edital.

Os participantes que precisarem de atendimento especializado ou quiserem tratamento pelo nome social devem fazer a solicitação no momento da inscrição, enviando documentação que justifique a necessidade.

Necessário a estrangeiros:

A coordenadora da aplicação do Exame Celpe-Bras e diretora da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), Viviane Bagio Furtoso, explica que a realização do exame é necessária para estrangeiros que queiram estudar ou trabalhar no Brasil. “O Celpe-Bras é aceito internacionalmenteem empresas e instituições de ensino como comprovação de proficiência em Português como Língua Estrangeira (PLE). No Brasil, é pré-requisito para ingresso em cursos de graduação por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), sendo exigido, também, no âmbito do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG). Ademais, é, em alguns casos, pré-requisito para a validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no Brasil. Algumas entidades de classe exigem o Celpe-Bras para registro profissional, a exemplo do Conselho Federal de Medicina (CFM)”, afirma.


Texto adaptado: Beatriz Mayer
Skip to content