Inscrições para exame de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros começam hoje, segunda (13)!

Abrem, nesta segunda-feira (13), as inscrições do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). O exame é destinado a estrangeiros que queiram comprovar sua proficiência em língua portuguesa na variante brasileira. As provas serão aplicadas nos dias 25, 26 e 27 de abril, em postos localizados no Brasil e no exterior, sendo a UEL um dos locais de aplicação no Paraná.

As inscrições seguem abertas até dia 24, pelo Sistema Celpe-Bras

Durante a inscrição, o participante deve indicar o país e o local que pretende fazer a prova. Também é necessário informar o número do passaporte ou documento de identificação válido no país de inscrição, assim como data de nascimento e fornecer endereço de e-mail e número de telefone válidos. A taxa de inscrição será estabelecida pelo Posto Aplicador, sendo que o valor máximo no Brasil é de R$ 247,58 e no exterior, de US$ 115. O pagamento da taxa deve ser feito até 27 de fevereiro.

A prova é composta por uma parte escrita e outra oral. A avaliação escrita será aplicada apenas no dia 25, tem duração de três horas e é composta por quatro tarefas de produção textual. A parte oral, aplicada nos três dias e com duração de 20 minutos, consiste em uma interação presencial, face a face, entre o participante e o avaliador-interlocutor. Informações adicionais sobre o conteúdo de cada prova podem ser obtidas no edital.

Os participantes que precisarem de atendimento especializado ou quiserem tratamento pelo nome social devem fazer a solicitação no momento da inscrição, enviando documentação que justifique a necessidade.

Necessário a estrangeiros:

A coordenadora da aplicação do Exame Celpe-Bras e diretora da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), Viviane Bagio Furtoso, explica que a realização do exame é necessária para estrangeiros que queiram estudar ou trabalhar no Brasil. “O Celpe-Bras é aceito internacionalmenteem empresas e instituições de ensino como comprovação de proficiência em Português como Língua Estrangeira (PLE). No Brasil, é pré-requisito para ingresso em cursos de graduação por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), sendo exigido, também, no âmbito do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG). Ademais, é, em alguns casos, pré-requisito para a validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no Brasil. Algumas entidades de classe exigem o Celpe-Bras para registro profissional, a exemplo do Conselho Federal de Medicina (CFM)”, afirma.

Texto adaptado: Beatriz Mayer