Intermig – Internacionalização, Cidadania e Direitos Humanos

18157217_411716389196171_2872474756330958076_n

O InterMig oferece suporte a acadêmicos internacionais. As atividades planejadas pelo projeto visam e incentivam a troca de experiências entre pessoas de todo o mundo através de intercâmbios, conferências e ferramentas virtuais e, ainda, objetiva envolver culturalmente jovens de diferentes formações, culturas, religiões e interesses, com o eixo único de se tornar agente de mudança positiva na sociedade contemporânea, conforme relatório das principais atividades, no anexo Projeto INTERMIG UEPG relatório.

Atualmente são atendidos 49 discentes internacionais, oriundos dos países de Angola, Argentina, Benin, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, El Salvador, Equador, Portugal, Guatemala, Guiné-Bissau, Haiti, Índia, Jamaica, Nigéria, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

As atividades planejadas pelo projeto visam e incentivam a troca de experiências entre pessoas de todo o mundo através de intercâmbios, conferências e ferramentas virtuais e, ainda, objetivam envolver culturalmente jovens de diferentes formações, culturas, religiões e interesses, com o eixo único de se tornar agente de mudança positiva na sociedade contemporânea. Dentre as ações realizadas pelo InterMig, ressaltamos:

Levantamento e atualização de Informações sobre os estudantes internacionais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (pesquisa de perfil do ano de 2017/2018).

As atividades desenvolvidas nesta primeira ação, consistiram no levantamento de informações na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP), Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e colegiados de curso da UEPG, a fim de organizar e sistematizar os dados referentes aos estudantes internacionais da instituição. Para isso, foram realizados contatos telefônicos
e eletrônicos.

Ações de acolhimento, orientações, suporte e acompanhamento dos estudantes internacionais:

* Atendimentos individuais e em grupo na sala do projeto no Campus Central da  UEPG, encaminhando os alunos/familiares e migrantes a rede de serviços disponibilizada no Município.
* Divulgação das ações do projeto através ferramentais virtuais: página do facebook e um grupo fechado para questões de mobilidade estudantil. Acesso a página através do link https://www.facebook.com/intermiguepg/
* Elaboração do Guia do Acadêmico Internacional, tendo por objetivo reunir informações para auxiliar o processo de chegada e adaptação dos estudantes, pesquisadores e demais agentes universitários, que ingressam na
UEPG através de programas de mobilidade internacional, para Ponta Grossa e na Universidade Estadual de Ponta Grossa.
* Ações para a construção de atividades que possam propiciar acolhimento, orientações, suporte e  companhamento dos estudantes aos migrantes e refugiados domiciliados no município de Ponta Grossa.

uepgvivendointercambio@gmail.com