Mitacs: alunos da UEPG podem fazer intercâmbio no Canadá

A chamada para inscrições de alunos para o verão de 2022 já está aberta!

A Mitacs Globalink Research Internship está recebendo inscrições para intercâmbio no Canadá até o dia 22 de setembro. O programa é  uma iniciativa para alunos internacionais de graduação que, de maio a outubro de cada ano, participam de um estágio de pesquisa de 12 semanas sob a supervisão de professores universitários canadenses em diversas disciplinas acadêmicas, desde ciências, engenharia e matemática até ciências humanas e sociais.

Requisitos específicos do BRASIL

A parceira da Mitacs no Brasil é a Fundação Araucária, no Estado do Paraná.
Instituições elegíveis no Brasil:
Universidade Estadual de Londrina – UEL
Universidade Estadual de Maringá – UEM
Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG
Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO
Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP
Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR
Universidade Federal do Paraná – UFPR
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR
Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Instituto Federal do Paraná (IFPR)
Universidade Positiva
Universidade Tuiuti do Paraná

Candidatos elegíveis: Estudantes de graduação (ou programa combinado de graduação / mestrado) com um a três semestres restantes em seu programa no outono de 2022.
Disciplinas elegíveis: Agronomia, Agricultura, Agronegócio, Biotecnologia, Saúde, Ciência e Tecnologia e Sistemas de Informação. As áreas podem incluir energias / engenharias sustentáveis, cidades inteligentes,
transformação digital / Engenharia, Ciências da Computação, Tecnologia da Informação e Desenvolvimento Sustentável.

Média de pontos da nota cumulativa mínima: 80%

Requisitos adicionais:
* Deve ser aluno registrado em universidade aprovada no Estado do Paraná
* Os candidatos devem realizar uma pesquisa científica ou tecnológica inicial sob a supervisão de um professor
(PIBIC / PIBIS / PIBIT), ou;
– O candidato deve fazer parte de um grupo de pesquisa, ou;
– O candidato deve fazer parte de um projeto de extensão sob orientação de docente (PIBEX);
– O candidato deve fazer parte do ensino residência de iniciação / pedagogia (PIBID), ou;
– O candidato deve fazer parte de um projeto PET (Programa Tutorial Educacional)
* O candidato deve ter pelo menos nível B1 de proficiência na língua inglesa. Esta informação será verificada pela
Fundação Araucária.

O prazo máximo de inscrição é quarta-feira, 22 de setembro de 2021, às 13h00, horário do Pacífico. Inscreva-se aqui!

Os ex-alunos do Globalink Research Internship interessados ​​em retornar ao Canadá para estudos de pós-graduação são elegíveis para o Globalink Graduate Fellowship.

Datas importantes:

Agosto a setembro de 2021 Inscrição de alunos: Os alunos internacionais enviam inscrições e selecionam projetos de pesquisa do banco de dados online. A Mitacs realiza uma análise de elegibilidade das inscrições dos alunos em outubro.
Novembro de 2021 a janeiro de 2022 Correspondência: A Mitacs fornece aos professores uma lista de candidatos para seus projetos. Os professores são então solicitados a analisar as inscrições dos alunos, conduzir entrevistas e, em seguida, classificar os candidatos em ordem de adequação. A Mitacs coleta classificações de alunos e professores e, em seguida, finaliza as ofertas para os alunos. Os resultados finais são anunciados em fevereiro.
Fevereiro a abril de 2022 Preparação do pré-estágio: Os alunos bem-sucedidos começam a trabalhar com seus professores anfitriões canadenses para organizar os detalhes do pré-estágio (por exemplo, leitura a ser concluída com antecedência) enquanto a Mitacs supervisiona a logística e coordena com os escritórios administrativos da universidade.
Maio a outubro de 2022 Estágio: Estagiários de pesquisa da Globalink chegam ao Canadá e trabalham com professores supervisores por 12 semanas em seu projeto de pesquisa.

Perguntas? Contate helpdesk@mitacs.ca