Bolsa Make Our Planet Great Again seleciona projetos sobre saúde humana, animal e do ecossistema

Bolsa Make Our Planet Great Again seleciona projetos sobre saúde humana, animal e do ecossistema

O Ministério da Europa e Negócios Estrangeiros (MEAE), em parceria com o Ministério do Ensino Superior, Pesquisa e Inovação (MESRI), lançam mais um edital do programa de bolsas Make Our Planet Great Again (MOPGA), gerido pelo Campus France, com intuito acolher jovens pesquisadores que desejem desenvolver suas pesquisas na França.

Serão atribuídas 40 bolsas a jovens pesquisadores selecionados ao longo de um período de 12 meses a partir de janeiro de 2022.

Quem pode se inscrever? 

Podem se inscrever pesquisadores estrangeiros que atendam às seguintes condições:

  • ter um doutorado há menos de 5 anos
  • ser exclusivamente de nacionalidade estrangeira (não francesa)
  • não ter residido na França depois de 1º de Setembro de 2020 (mais de 90 dias)

Um acordo de pesquisa será estabelecido entre as instituições e os jovens selecionados e especificará a estrutura disponibilizada pelo laboratório para que o pesquisador possa realizar o seu projeto.

As bolsas

A bolsa MOPGA inclui os seguintes benefícios:

  • Subsídio mensal de 2.500 euros
  • Subsídio de instalação de 500 euros
  • Couverture sociale
  • Mutuelle

Prazo de inscrição: 3 de maio de 2021

Consulte a convocatória de candidaturas para o programa MOPGA 4

“One Health”, uma abordagem transdisciplinar

Nesse ano, os projetos de pesquisa devem se enquadrar na temática “One Health”, que promove uma abordagem integrada e sistêmica da saúde humana, animal e do ecossistema em escalas local, nacional e global. Através das pesquisas, será possível mapear a evolução de sociedades e das mudanças ambientais globais e, assim, orientar as políticas públicas em termos de prevenção ou inovação na área da saúde, em diversos contextos econômicos e socioculturais. Em particular, o projeto visa ter uma visão holística das questões de saúde, gestão ambiental e pressões sobre a biodiversidade, a fim de melhor prevenir e responder às doenças emergentes com risco de pandemia.

A França posiciona-se, nas discussões diplomáticas multilaterais, como protagonista com o objetivo de responder às questões levantadas pelo tema científico “One Health”.

 

Texto: Campus France   Foto: Divulgação ERI
Skip to content