Newsletter Cooperação Universitária e Científica Franco-Brasileira

Newsletter Cooperação Universitária e Científica Franco-Brasileira

A Embaixada da França no Brasil lança um Newsletter sobre a Cooperação Universitária e Científica, com diferentes tópicos de foco.

Pesquisas na França

PROJETO: UM OCEANO, UMA CIÊNCIA: Ocean-Climate (PRP) visa ampliar e transformar o questionamento científico e a organização da comunidade científica marinha.
ALERGIA – UMA PISTA DE TRATAMENTO COM ARN: Usando pequenos RNAs para tratar alergias: isto é o que a equipe de Laurent Delpy* do Centro de Biologia e Pesquisa em Saúde de Limoges está considerando seriamente.
ARQUEOLOGIA; OS SEGREDOS DE UM CEMITÉRIO DA IDADE DO BRONZE REVELADOS: O serviço de arqueologia do Departamento de Morbihan descobriu um túmulo datado do início da idade do Bronze em Kerledain, em Noyal-Pontivy.

Concursos e Atualidades

8 BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO EM CIÊNCIA DA VIDA E SAÚDE: Genopole, o principal biocluster da França, lançou o programa ApogeeBio, que oferece, este ano, 8 bolsas de pós-doutorado em Ciência da Vida e Saúde com salário de até 3.000€/mês, durante 24 meses.
PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNATIONAL FAPERJ / FRANÇA: A FAPERJ, em conjunto com a Embaixada da França no Brasil, lança nesta quinta-feira, dia 03 de fevereiro, o “Programa de Mobilidade Internacional FAPERJ-França – 2022”, destinado a apoiar a vinda de pesquisadores franceses a instituições de ensino e/ou pesquisa localizadas no Estado do Rio de Janeiro.

Atualidades Gerais

ERASMUS+ CELEBRA SEU 35° ANIVERSÁRIO: O programa Erasmus+ celebra seu 35º aniversário em 2022, abrindo o Ano Europeu da Juventude. Este aniversário faz parte da Presidência francesa do Conselho da União Européia, #PFUE.
ESTUDOS MOSTRAM EFEITOS BENÉFICOS DE SISTEMA DE COTAS RACIAIS SOBRE A UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA: Segunda reportagem de série especial mostra que aumento da inclusão e da diversidade aconteceu sem perda de qualidade acadêmica. Pesquisa pioneira da Unesp avaliou todos os ingressantes entre 2014 e 2018 e não viu diferença significativa de desempenho entre cotistas e não cotistas.
PESQUISADORA VANDERLAN BOLZANI BATE UM PAPO COM JOVENS E FUTURAS CIENTISTAS EM LIVE: O que você gostaria de perguntar a uma cientista?

Campus France Brasil

Concursos Abertos: BEAUX-ARTS INTERNATIONAUX 2022
BOLSAS VICTOR HUGO 2022

 

 

 

Texto: Ana Paula Schardosin
Skip to content