Newsletter DAAD: Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico

Newsletter DAAD: Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico

O Deutscher Akademischer Austauschdienst Brasil (DAAD Brasil), apresenta um Newsletter de Janeiro, promovendo diferentes programas e promoções de bolsas de estudo e pesquisa.

Estadias de pesquisa em todas as áreas:

Professores e cientistas brasileiros têm até 04/04 para se candidatarem ao programa de estadias de pesquisa do DAAD. O programa viabiliza o desenvolvimento de projetos de pesquisa por um a três meses numa instituição alemã em qualquer área do conhecimento. Os candidatos devem ser doutores e possuir vínculo de trabalho com uma instituição de ensino superior ou instituto de pesquisa no Brasil. O principal objetivo é o estreitamento dos vínculos entre pesquisadores brasileiros e alemães. Saiba mais. 

 

Bolsas para dois cursos do EPOS

Estão abertas as inscrições aos últimos dois dos 40 cursos de master e doutorado do edital 2022/2023 do programa de pós-graduação do DAAD focado em desenvolvimento sustentável (EPOS). O último prazo dessa seleção do EPOS é 31/03/2022. Os contemplados receberão bolsa mensal, seguro-saúde, ajuda de custo para passagem aérea e curso preparatório de alemão. Detalhes sobre os cursos e pré-requisitos estão disponíveis neste link (em alemão e inglês).

 

Evento apresenta a HS Offenburg

A série “Meet the German Higher Education Institutions” está de volta com a primeira sessão informativa de 2022: no dia 17/02, às 11h, apresentaremos a Hochschule Offenburg. A instituição é uma universidade de ciências aplicadas, cujo foco é a união entre teoria e prática. Com um perfil altamente internacional, a HS Offenburg conta com alunos de mais de 40 países. A instituição oferece diversos programas de master nas áreas de Biotecnologia, Comunicação e Mídias, TI, Engenharia de Processos, Energia Renovável, Engenharia de Dados e Consultoria Empresarial Internacional. Participe para saber mais sobre a instituição, além de tirar dúvidas sobre a candidatura e outros assuntos. Para mais informações e inscrições, acesse este link.

 

Caminho direto para estudar na Alemanha

Interessados em fazer a graduação em ciências exatas, economia ou ciências da natureza na Alemanha terão uma ótima oportunidade no dia 23/02: às 18h será realizado um evento informativo sobre o programa “Studienbrücke – um caminho direto para estudar na Alemanha”. O Studienbrücke consiste em uma preparação online com duração de 18 meses voltada para estudantes do Brasil e outros países sul-americanos que buscam estudar em uma das oito universidades alemãs participantes do programa. O evento será realizado em português e transmitido na plataforma Zoom. Podem participar da atividade alunos do último ano do Ensino Médio que tenham conhecimento da língua alemã (B1), assim como estudantes do primeiro ou segundo anos do Ensino Médio que não têm conhecimento da língua. É necessário realizar a inscrição neste link. Para mais informações, clique aqui ou entre em contato pelo e-mail: studienbruecke-sudamerica@goethe.de.

 

Programa traz oportunidades para latinoamericanos

Maior programa de financiamento à ciência e inovação da União Europeia (UE), o “Horizon Europe” recebe candidaturas até janeiro de 2023. Com um orçamento de 95,5 bilhões de euros, o programa oferece diversas oportunidades, desde bolsas de mobilidade para cientistas até ações de cooperação entre empresas, universidades e centros de pesquisa. No site da Euraxess é possível se informar sobre os requisitos para se candidatar e consultar o documento que lista chamadas para projetos de pesquisa abertos à cooperação com o Brasil e a América Latina, entre outras regiões (algumas dessas chamadas já se encerraram)

 

Campanha busca recompor acervo do Museu Nacional

Lançada em 2021, a campanha #Recompõe faz parte dos esforços de reestruturação do Museu Nacional/UFRJ, cujo acervo foi quase totalmente destruído no incêndio de 2018. Parte do projeto “Museu Nacional Vive”, essa importante campanha tem como objetivo estimular doações por parte de outros museus, instituições de pesquisa e colecionadores de todo o mundo. Podem ser doados, por exemplo, peças históricas; acervos etnográficos e arqueológicos; exemplares originais de animais e plantas; fósseis e minerais; documentos textuais, iconográficos, audiovisuais e digitais. As doações farão parte das futuras exposições do Museu Nacional, divididas em quatro circuitos: Histórico, Universo e Vida, Ambientes do Brasil e Diversidade Cultural. Conheça aqui acervos que já foram doados para recompor as coleções.

 

 

 

Texto: Ana Paula Schardosin.
Skip to content