Professor ressalta a importância da UEPG para a astronomia internacional

O professor Marcelo Emílio, diretor do Observatório Astronômico da UEPG, é um dos cientistas que participou da primeira descoberta 100% brasileira de um planeta: o CoRoT ID 223977153-b. No aniversário do descobrimento do primeiro exoplaneta, oficializado em janeiro de 1992, o docente relembra a trajetória científica e reflete o futuro da astronomia internacional.

Do ponto de vista científico, a novidade colocou Ponta Grossa no mapa da astronomia internacional. “Essa descoberta poderia ter sido feita em São Paulo, Rio de Janeiro ou outra cidade grande, mas foi feita aqui, nos nossos computadores, com nossos alunos”. O grupo que descobriu o CoRoT ID 223977153-b era formado por Emílio, o ex-aluno do curso de licenciatura em Física da UEPG, Rodrigo Boufleur e o aluno de pós-doutorado, Laerte Andrade, além de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Observatório Nacional do Rio de Janeiro (ON) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Leia mais!

Texto: Jéssica Natal