Programa de Cooperação Técnica da Malásia – MTCP

Você vai fazer mestrado? Sonha em estudar em outro país? Então a Malásia é para você!
O governo malaio divulgou bolsas de estudo do “Programa de Cooperação Técnica da Malásia” (MCTP), para pós-graduação. Os interessados devem inscrever-se até 30 de junho de 2023, mas vem comigo que eu explico tudo.

Como se inscrever? Todas as candidaturas devem ser submetidas no nosso sistema através desse link https://biasiswa.mohe.gov.my/INTER/index.php

Quais os documentos necessários? Lembrando que todos são obrigatórios e devem ser escaneados e salvos em PDF e enviados através do formulário acima.

a. Última Carta de Oferta de Admissão das Universidades da Malásia para o ano acadêmico de 2023 (consultar a lista de universidades);
b. Carta de recomendação de duas (2) pessoas de referência;
c. Declaração de intenções;
d. Uma cópia certificada do Histórico Acadêmico, que contenha registro de todas as disciplinas frequentadas durante o programa de estudos, o histórico da graduação e o candidato deve anexar um documento oficial emitido pela universidade em que o candidato se formou anteriormente, que descreva o sistema de notas da universidade. IMPORTANTE: Se o histórico acadêmico do candidato não incluir informações sobre o CGPA, as notas ou o percentual de classificação, os documentos devem ser validados.
e. O currículo do candidato;
f. Uma cópia certificada de um teste de Proficiência em Inglês (TOEFL/ IELTS/ PTE/ CAE/ CPE/ MUET/ qualificação equivalente).
g. Uma cópia certificada do passaporte como comprovante de nacionalidade (mínimo 18 meses de validade)
h. Laudo médico, para atestar condições de saúde;
i. Comprovante de vacinação COVID-19.

Nota: se estiverem faltando documentos, ou os mesmo estiverem ilegíveis, sua candidatura será declinada, portanto, fique atento.

Quais são os critérios para minha aceitação?
Todos os candidatos devem:

• Ter menos do que 45 anos no momento da candidatura;
• Ter no mínimo a segunda melhor nota da classe, ou ter ou ter uma média de pontos das notas (CGPA) mínima de 3,5 na graduação;
• Ter uma cópia escaneada do comprovante de Proficiência em Inglês (IELTS – pontuação mínima de 6, TOEFL – pontuação total mínima de 60), ou ter obtido um ou mais diplomas em que o inglês é utilizado como meio de ensino; e
• Apresentar laudo médico. NOTA: o custo do exame de rotina é de responsabilidade do candidato.
• Ter um desempenho acadêmico e extracurricular de alto nível.

• Ter habilidades de comunicação, escrita e leitura excelentes em Inglês.

Você pode checar a lista de universidade aqui (pág. 03).
Quais os benefícios da bolsa MTCP?
A bolsa abrange:
• Despesas de ensino
• Bolsa-auxílio de RM(Ringgit malaio) 3,500.00 por mês que inclui:
• Custo de vida
• Livros
• Materiais
• Aluguel de moradia
• Despesas de acomodação
• Despesas com a tese
• Despesas com a viagem
• Despesas com atividades práticas
• Fim dos estudos
• Despesas médicas
• Seguro
• Uma passagem aérea (classe econômica) de ida para a Malásia e volta para o país de origem do estudante.

Como ela será paga? Os bolsistas receberão o auxílio do Ministério de Relações Exteriores da Malásia através de contas poupança individuais (é aconselhado abrir a conta em um banco da Malásia assim que chegar no país).

Quais são as áreas de estudo em que eu posso pesquisar?

1. Ciência, tecnologia e engenharia (não incluso enfermagem, medicina e farmácia clínica)
2. Economia, Finanças, Administração e Banking
3. Ciências Sociais e Humanas
4. Tecnologia da Informação e Comunicação
5. Relações Internacionais e Direito
6. Agronomia e Aquicultura
7. Educação

*Os candidatos devem escolher as disciplinas relacionadas com as áreas mencionadas acima.
TERMOS E CONDIÇÕES
Os estudantes:

• Devem cursar um programa de mestrado em tempo integral na Malásia durante o período indicado na carta de oferta.
• NÃO devem trocar o programa durante a vigência da bolsa (exceto com permissão por escrito da universidade e da Secretaria do MTCP).
• Devem cumprir os requisitos do programa e respeitar as leis, regras e regulamentos da Malásia, bem como os códigos de conduta das Universidades.
• Devem manter um desempenho acadêmico satisfatório e uma boa reputação durante a duração dos estudos, conforme estipulado pela universidade anfitriã.
• NÃO podem exercer qualquer atividade remunerada durante o período do programa, exceto com permissão da universidade e da Secretaria do MTCP.
• Que forem suspensos, terão a bolsa suspensa, bem como o auxílio mensal.
• Devem solicitar e atender os requisitos para emissão do visto de entrada, inclusive exame médico (o custo da solicitação do visto será totalmente arcado pelo bolsista, para mais informações aqui.
• As bolsas são válidas em universidades da Malásia e a pesquisa deve ser realizada na Malásia.

Informações para contato através do site https://biasiswa.mohe.gov.my/INTER/index_guidelines.php na seção “CONTACT INFORMATION”