Programa EPOS concede bolsas na área de desenvolvimento sustentável na Alemanha
Está disponível a nova chamada do programa EPOS, que oferece bolsas de estudos do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) para diversos cursos de pós-graduação na Alemanha em campos de estudos relacionados ao desenvolvimento sustentável. O programa Entwicklungsbezogene Postgraduiertenstudiengänge (Development-Related Postgraduate Courses) tem como público-alvo jovens profissionais e acadêmicos de países em desenvolvimento, que podem escolher entre 40 cursos de Master ou doutorado, ministrados em alemão ou inglês, em uma das seguintes áreas:
• Ciências Econômicas e Política Econômica
• Cooperação para o Desenvolvimento
• Engenharia e disciplinas afins
• Matemática
• Planejamento Urbano e Regional
• Agronomia e Silvicultura
• Ciências Naturais e Ciências do Meio Ambiente
• Medicina e Saúde Pública
• Ciências Sociais, Educação e Direito
• Estudos de Mídia
Confira aqui o novo livreto com os detalhes sobre cursos para o período 2022/2023 (informações em inglês e alemão).
Além de excelente rendimento acadêmico, o pré-requisito básico para uma candidatura é ter o mínimo de dois anos de experiência profissional na área do curso pretendido após a conclusão da graduação. Essa conclusão não pode ter ocorrido há mais de seis anos no momento de início do curso escolhido pelo candidato.
A duração dos estudos varia entre 12 e 42 meses, dependendo do curso. Os contemplados recebem bolsa mensal, seguro-saúde, ajuda de custo para passagem aérea e curso preparatório de alemão.
Veja quando se candidatar
A lista com os cursos que integram o Programa EPOS e os respectivos prazos de inscrição podem ser consultados nesta tabela. Cada universidade tem um prazo de inscrição próprio. As datas limite para envio de candidaturas ao EPOS com bolsa do DAAD variam entre 31/08/2021 e 31/03/2022.
Aviso importante: a inscrição precisa ser feita por meio do site da universidade alemã e não pelo DAAD.
Os candidatos ao EPOS devem ser atuantes no planejamento e execução de projetos voltados para políticas de desenvolvimento ou na cooperação para o desenvolvimento, seja em instituições/empresas públicas ou privadas. É preciso, ainda, comprovar o nível de alemão ou inglês exigido por cada instituição.
Criado em 1987 para estimular a qualificação de profissionais e lideranças de países em desenvolvimento sob uma perspectiva sustentável, o programa já beneficiou mais de 7.000 estudantes. Pesquisas do DAAD mostram que, atualmente, cerca de metade dos bolsistas do EPOS são mulheres. Aproximadamente 90% do total de bolsistas concluem o curso com êxito e cerca de 70% deles retornam aos seus países de origem após a pós-graduação.
Texto: DAAD Foto: Michael Jordan (DAAD)/ Divulgação ERI