PROGRAMAÇÃO DOS PAINÉIS DE DIÁLOGO
Link para os trabalhos completos: Anais 3as Jornadasc.
- Questões dos currículos de História e Ciências Sociais (27/04/22 – 14 às 17h. – Auditório)
Coordenação: Marta Poggi, Sandra Oliveira, Laura Sánchez. Suporte: Giuvane.
– Éder Cristiano de Souza. Pensamento histórico e cultura digital: itinerários didáticos e desafios para a formação de professores – experiências do PIBID-UNILA.
– Marisa C. D´AQUINO. Cambios y continuidades en los diseños curriculares de la escuela secundaria superior de la Provincia de Buenos Aires.
– Tiago Costa Sanches, Ana Cláudia Urban. Dos PCN´S A BNCC: um olhar para o ensino de história nos anos iniciais.
– Ana Cristina Kunz, Bruno Antonio Picoli. Formação de professores de história e a reforma curricular para formação inicial de professores da educação básica de 2019: uma análise da análise da literatura especializada publicada entre os anos de 2020 e 2021.
– Gustavo Alfonso Monrroy Anco. La construcción del estado en la república inicial del Perú desde los textos escolares de ciencias sociales: valoraciones, omisiones de información y de posibilidades.
– Gabriel Eduardo Grégoire. Buscando a Latinoamérica en la historia enseñada en la escuela secundaria argentina.
- Ensino de História, democracia e autoritarismo (27/04/22 – 14 às 17h. – sala do PPGH)
Coordenação: Juliana Pirola, Alexandre Fiúza, Rúbia Janz. Suporte: Janaína.
– Ana Paula Rodrigues Carvalho. “A própria ideia da democracia é falha, ela dá a possibilidade pra qualquer um falar”: ideias históricas de estudantes do ensino médio sobre liberdade de expressão, dissenso e fake news.
– Juliana Pirola da Conceição. Ensino de história e ditaduras: oficinas para a formação de professores.
– Federico Urriquelci. La propuesta del programa educativo “la escuela va a los juicios”: enseñanza de la historia reciente y nuevos puentes de significado con el presente y el futuro.
– Rúbia Caroline Janz. A dimensão cognitiva da cultura histórica: utilidade do conhecimento histórico x posicionamento acerca dos governos militares.
– Elvira Cejas, Cecilia Jimena Osán Ramírez, Leticia Beatriz Codazzi. Un aporte a la construcción de prácticas pedagógicas de la historia para la formación del pensamiento histórico.
- Memória(s) e sujeitos (28/04 – 9 às 12h. – sala do PPGH)
Coordenação: Federico Alvez, Matheus Cruz. Suporte: Giuvane
– Matheus Mendanha da Cruz. Como escutar essa história? Reflexões sobre ensino de história para estudantes surdos.
– Luiz Eduardo Ferreira Palma. Ocupações dos colégios públicos em 2016: “ninguém tira o trono do estudar”.
– Lilyan Almeida Cordeiro. A educação histórica em alguns aspectos da relação de memória e envelhecimento saudável
– Federico Alvez Cavanna. Gabriel Quirici. Los muchos panteones posibles para la enseñanza de la historia uruguaya. ¿Hacia la formación de un panteón republicano?
- Ensino e aprendizagem na pandemia/ Linguagens e meios de comunicação (28/04 – 14 às 17h. – Auditório)
Coordenação: Gonzalo, Laura Sanchez, Janaína de Paula. Suporte: Cerri
– Laura del Valle, Gonzalo de Amézola. Narrativas sobre Historia argentina en tiempos de pandemia en escuelas secundarias de Bahía Blanca (Provincia de Buenos Aires).
– Eliana Maria Scinto, Agustina Solari. ¿Qué priorizamos cuando priorizamos?
– Analia Beatriz Merlo. Universidad y prácticas virtuales: el estudio de caso como estrategia.
– Janaina de Paula do Espírito Santo. Cultura midiática, cultura histórica e memória: algumas considerações.
– Carolina Melita. La televisión estatal en las aulas del nivel primario. El uso de “la asombrosa excursión de zamba” en la enseñanza de las ciencias sociales.
– Rosângela Maria Silva Petuba, Luis Fernando Cerri. A edição didática de filmes: trânsitos e apropriações da cultura histórica na mídia e na escola.
- Interculturalidade (28/04 – 14 às 17h. – sala do PPGH)
Coordenação: Sebastián Plá, Ana Molina, Jean Moreno. Suporte: Ariana
– Jaqueline Ap. M Zarbato. Ensino de história, mulheres negras e museus: diálogos educativos.
– Jean Carlos Moreno, Ana Carolina Simão Zeferino. Mulheres populares latino-americanas: invisibilização e ensino de história.
– Júlio César Virgínio da Costa. O ensino de história a partir de questões sensíveis: a festa da consciência negra.
– Erivelton Pessin, Ricardo Bastianelli. Currículo multicultural: ensino culturalmente relevante.
– Bettina d’Amato. La enseñanza de la historia afroporteña como puerta de ingreso a una educación basada en la diversidad cultural. Entrevistas y biografías en el nivel medio como recurso para reescribir nuestra propia historia.
- Consciência histórica e ensino de história (29/04 – 9 às 12h. – sala do PPGH)
Coordenação: Wilian Barom, Mayra Rodríguez, Laura Sánchez. Suporte: Wilian
– Fernando Bagiotto Botton. Breves apontamentos críticos sobre a recepção brasileira dos estudos rüsenianos.
– Silmária Reis dos Santos. Inserção e recepção da didática da história rüseniana na historiografia brasileira: o que dizem nossos(as) pesquisadores(as)?
– Paulina Latapí Escalante, Emma Delfina Rivas Servín. Generación de sentido en jóvenes queretanos. Cultura y conciencia históricas.
– Gustavo Luis Gotbeter. Explicar las acciones de los sujetos en el pasado. Algunas reflexiones didácticas.
– Mayra Rodríguez. Historiadores frente al futuro: Avances de una investigación en curso.
- Professores: formação e experiências 1 (29/04 – 14 às 17h. – Auditório)
Coordenação: Ana Zavala, Wilian. Suporte: Wilian
– Isabele Fogaça de Almeida. Ser e pertencer: uma experiência de ensino de história regional.
– Adriana Angelita da Conceição. Vivências docente, pensamento decolonial e educação do campo: reflexões envolvendo o ensino das relações étnico-raciais.
– Joselene Ieda dos Santos Lopes de Carvalho. A formação de professores e o estágio supervisionado em história.
– Stella Maris Viviana Gómez, Nicolás Ferrari. Formación docente y enseñanza de la historia. Reflexiones de la cátedra de historia antigua de oriente de la UNS.
8. Professores: formação e experiências 2 (29/04 – 14 às 17h. – sala do PPGH)
Coordenação: Rogério Silva, Laura Sánchez. Suporte: Jana
– Lorena Zomer. Por uma prática docente decolonial no ensino de américa: experiência e reflexão.
– Rogério Anderson da Silva. Formação docente e estágio obrigatório: contribuições da disciplina para a formação e a prática profissional de professores de história.
– Ethel Haydée Rodríguez ¿Qué pasa en el aula de la educación primaria con la enseñanza de la historia dentro de las ciencias sociales? ¿participa ese nivel educativo de actualización en el conocimiento histórico?
– Matías Alberto Bidone. ¿Qué historia enseñan los practicantes del profesorado?: la problemática experiencia de seleccionar, organizar y secuenciar contenidos para las clases de historia en la escuela secundaria bonaerense.
– María Claudia García. La conciencia histórica puntos de partida y de llegada para el aprendizaje histórico.