Dissertações produzidas por membros do GEDHI e/ou dentro do grupo
Luiz Eduardo Ferreira Palma. Participação política e cultura histórica de jovens: uma análise a partir dos dados do projeto residente (2019). 2024. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Janaína de Paula do Espírito Santo. Co-orientador: Luis Fernando Cerri.
Rogério Anderson da Silva. Ditadura brasileira: os usos da história na construção de narrativas antidemocráticas nas postagens em grupos do facebook: desafios para o ensino. 2023.Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Luis Fernando Cerri
Gustavo Fardin Anzuategui. Entre armas, livros e comentários: as recepções do discurso histórico sobre a ditadura militar da produtora Brasil Paralelo no Youtube (2017-2022). 2023. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Luis Fernando Cerri.
Thomas Maycon Maciel. Professores de História ou Youtubers? Possibilidades de Ensino de História dentro do ciberespaço. 2-23. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientadora: Janaína de Paula do Espírito Santo.
Hélia Nogueira Ferreira Motta. As equipes multidisciplinares e as representações construídas sobre as questões indígenas na escola (2016-2019). 2022. Dissertação. (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientadora: Maria Paula Costa.
Mariana de Sá Gaspar. Representações e apropriações de livros didáticos de história por estudantes de ensino médio de Guarapuava (2019 - 2021). 2022. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientadora: Maria Paula Costa.
Elaine Aparecida Mayer. O ensino de história local nos anos iniciais do município de Ponta Grossa: no caminho da princesa das crianças. 2021. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Luis Fernando Cerri.
Andréa Moraes Lamim. Meninas diante da História: gênero, participação e violência– um estudo em Ponta Grossa, PR (2020). 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Luis Fernando Cerri.
Juliana Aparecida Nunes. Os negros na História do Brasil republicano nos livros didáticos de História - PNLD 2018. 2021. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Luis Fernando Cerri.
Giuvane de Souza Klüppel. Nas fronteiras da nação: relações entre identidade nacional e discurso sobre a história do Brasil construídos por jovens da cidade de Ponta Grossa - PR. 2021. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Coorientador: Luis Fernando Cerri.
Tatiane Vargas Margraf. Consciência histórica, pensamento histórico e narrativa histórica na perspectiva das(os) professoras(es) do ensino fundamental e médio em Ponta Grossa. 2020. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientadora: Maria Paula Costa.
Matheus Mendanha Cruz. Jovens brasileiros e a temática indígena: reflexões sobre direitos humanos, cultura histórica e interculturalidades. 2020. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Luis Fernando Cerri.
Filipe Pedroso Ribas. História, ensino e juventudes: um estudo de caso sobre a cultura histórica entre os jovens de Piraí do Sul, PR (2017-2019). 2020. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Luis Fernando Cerri.
Lilyan Almeida Cordeiro. O uso dos conhecimentos históricos como argumento de legitimidade em redes sociais: O debate sobre o nazismo no Facebook, 2014 - 2018. 2019. Dissertação (Mestrado em História, cultura e identidades) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Luis Fernando Cerri.
Ruhama Ariella Sabião Batista. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de História no Paraná: uma análise das concepções de formação de professores (2011-2017). 2019. Dissertação (Mestrado em História, cultura e identidades) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, . Orientador: Luis Fernando Cerri.
Allan Beckmann Costa. A cultura histórica e a escola: consciência histórica de estudantes entre o escolar e o extraescolar - um estudo de caso em Curitiba-PR. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Luis Fernando Cerri.
Méris Nelita Fauth Bertin. A educação das relações étnico-raciais através da escuta sobre a história de vida. 2018. Dissertação (Mestrado em História, cultura e identidades) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Luis Fernando Cerri.
Rubia Caroline Janz. O que os alunos do 1o. ano do Ensino Médio sabem sobre a História Africana e Afro-brasileira?.2016. Dissertação (Mestrado em História, cultura e identidades) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Luis Fernando Cerri.
Felipe Bronoski Soares. O ensino de História nos Colégios Militares: entre o livro didático e experiências de alunos e professores. 2016. Dissertação (Mestrado em História, cultura e identidades) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Luis Fernando Cerri.
Juliana Gelbcke. O passado à vista. Elementos de aprendizagem e cultura histórica no livro 1808. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luis Fernando Cerri.
Michele Rotta Telles. Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e suas ideias sobre História e ensino de História. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Luis Fernando Cerri.
Elaine Beatriz de Oliveira Smyl. Visto, logo existo: uma investigação sobre identidades juvenis no ambiente virtual. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, . Orientador: Luis Fernando Cerri.
Wilian Carlos Cipriani Baron. Didática da História e consciência histórica: pesquisa na Pós-graduação brasileira (2001-2009). 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, . Orientador: Luis Fernando Cerri.
Carlos Ricardo Grokorriski. Sutilezas entre ciência, política e vida prática: alfabetização de adultos em uma comunidade remanescente quilombola. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, . Orientador: Luis Fernando Cerri.
Gláucia Marília Hass. Consciência histórica e narrativa: um estudo sobre orientação temporal de estudantes da educação básica. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luis Fernando Cerri.
Federico Alvez Cavanna. O ensino da história recente no Uruguai (2004-2008): as questões da laicidade e da disciplina História (2004-2008). 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luis Fernando Cerri.
Sabrina Plá. Os cotistas negros na Universidade: perfis e representações. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, . Orientador: Luis Fernando Cerri.
Vanessa Gnata Tavarnaro. Representações de justiça dos alunos do 5o. ano do curso de Direito da UEPG a partir da análise do sistema de cotas raciais. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, . Orientador: Luis Fernando Cerri.
Rodrigo Eidam. O processo pedagógico e a formação do imigrante alemão nas colônias de Bom Jardim do Sul e Wittmarsun (Paraná). 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, . Orientador: Luis Fernando Cerri.
Marcos Roberto Kusnick. A filosofia cotidiana da História: uma contribuição para a Didática da História. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luis Fernando Cerri.
Caroline Pacievitch. "Nem sacerdotes, nem guerrilheiros": consciência histórica de professores. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luis Fernando Cerri.
Maria Antônia Marçal. "Quem vai me ensinar de novo? - Os homens se educam em comunhão" - experiências de constituição docente através de grupos de estudos de professores de História (2004-2006). 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, . Orientador: Luis Fernando Cerri.
Janaína de Paula do Espírito Santo. No ciclo eterno das mutáveis coisas - A proposta de História de Rocha Pombo e as relações com as obras didáticas atuais. 2005. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Luis Fernando Cerri.
Selma de Fátima Bonifácio. História e(m) quadrinhos: análises sobre a História ensinada na arte seqüencial. 2005. 202 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Luis Fernando Cerri.
Angela Ribeiro Ferreira. Representações da História das Mulheres no Brasil e, livros didáticos de História. 2005. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luis Fernando Cerri.
Maria Rosa Chaves Künzle. O Ensino da história e o conceito de Nação - elementos da consciência histórica de jovens curitibanos. 2003. 237 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Luis Fernando Cerri.
Univaldo Zapp. Educação Para a Cidadania e desenvolvimento da consciência crítica no ensino técnico: Análise e proposição da prática pedagógica a partir da experiência do CEFET-PR, de 1971 a 1996. 2003. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Luis Fernando Cerri.
Luis Fernando Cerri. Non ducor, duco: a ideologia da paulistanidade e a escola. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas. Orientadora: Ernesta Zamboni
Teses
Rubia Caroline Janz. Cultura histórica e Cultura Política: impactos da compreensão e posicionamento de jovens brasileiros acerca da Ditadura Militar (2019). 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará. Coorientador: Luis Fernando Cerri.
Augusto Ridson de Araújo Miranda. Nos meios-termos dos mundos: dialética entre sentidos históricos e profissionais de professores-referência dos cursos de História da UECE. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará. Coorientador: Luis Fernando Cerri.
Janaína de Paula do Espírito Santo. Segunda Guerra Mundial em mangá: um estudo de cultura histórica. 2018. Tese (Doutorado em História). Universidade Federal de Goiás. Orientadora: Maria da Conceição Silva.
Wilian Carlos Cipriani Barom. Integração latino-americana e consciência histórica: a noção de pertencimento latino-americano de jovens brasileiros. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luis Fernando Cerri.
Suzana Bitencourt. Através do ecrã: EaD para formar professores de História no Paraná. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luis Fernando Cerri.
Angela Ribeiro Ferreira. Entre as práticas das teorias e vice-versa. A prática de ensino como componente curricular nas licenciaturas em história no Brasil após 2002. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, . Orientador: Luis Fernando Cerri.
Luis Fernando Cerri. Ensino de história e nacão na propaganda do "milagre econômico"- Brasil: 1969-1973. 2000. Tese. (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas. Orientadora: Ernesta Zamboni