Projeto Residente: Observatório das relações entre jovens, história e política na América Latina
O Projeto Residente é o projeto de pesquisa central do GEDHI, e envolve a maioria dos seus membros. Trata-se de um projeto interinstitucional e internacional, envolvendo pesquisadores de diversas cidades no Brasil e de seis outros países da América Latina. Consiste em um survey intercultural e quantitativo, sendo que a coleta de dados aconteceu entre março e setembro de 2019. O projeto dá continuidade às pesquisas desenvolvidas sob o abrigo do projeto Jovens e a História no MERCOSUL, desenvolvido entre 2010 e 2016 (ver bibliografia no final da página).
Esta pesquisa é baseada em um questionário de múltipla escolha (exceto por uma questão em que se pede que o estudante escreva, por ordem de importância, cinco nomes da história de seu país por ordem de importância) para coleta de dados estatísticos sobre opiniões e conhecimentos de estudantes de 15 e 16 anos de 7 países da América Latina. Inspira-se no projeto europeu “Youth and History”, que ocorreu em meados dos anos 1990, que por sua vez decorreu de várias investigações interculturais anteriores, com foco específico nas questões sobre o ensino, aprendizagem e posicionamentos quanto à História e concepções políticas. O questionário foi sendo sucessivamente adaptado à realidade regional, tanto em termos linguísticos quanto em termos de questões com mais sentido e relevância para a realidade da América Latina, ao longo das três edições do projeto: Os jovens diante da História (2007- 2010), Os jovens e a História no Mercosul (2011-2016) e atualmente Projeto Residente (2017 em diante). O esforço coletivo da equipe para a adaptação cultural e de linguagem do questionário para os contextos dos países participantes implicou um esforço para modificar as perguntas do questionário anterior para atender aos interesses de investigação da equipe e para possibilitar sua compreensão por professores e estudantes da América do Sul. Nesse sentido, algumas questões que faziam sentido apenas para o caso europeu foram eliminadas, enquanto outras foram criadas envolvendo os seguintes temas: ditaduras militares, heróis nacionais, questões de gênero e integração dos países sul-americanos. Destaque-se que os instrumentos atuais são a terceira versão desde o questionário original utilizado em português de Portugal. A incorporação e adaptação de algumas questões do projeto Bússola Política ampliou e modificou profundamente as questões sobre a cultura política. Por isso, trata-se, hoje, de um instrumento já bastante diferente em relação ao do projeto europeu.
Para estruturar cada tema perguntado aos estudantes, na maior parte dos casos foram estabelecidas uma série de afirmações que foram respondidas na escala do nível de concordância com cada uma delas. Portanto, em uma escala de valoração do tipo “Likert”, que ia de “discordo totalmente” a “concordo totalmente”, o estudante escolheu a alternativa que representava seu posicionamento quanto a cada afirmação, e na tabulação dos dados, a resposta “discordo totalmente” (ou seus equivalentes: nunca, muito pouco, não confio etc.) foi representada como “-2”, discordo como “-1” e assim sucessivamente até “2” para concordo totalmente.
Acesse o questionário do projeto aqui.
Acesse os textos já publicados do Projeto Jovens e a História aqui.
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