GP Interconexões participa de Curso de Bioconstrução em Itaiacoca

As casas de sapê eram comuns nas áreas rurais paranaenses

Aula prática de bioconstrução

O Grupo de Pesquisa Interconexões UEPG-CNPq colaborou na realização do 1º Curso Prático de Bioconstrução, ministrado por Antônio Ostrufk no sábado (24), na sede da Associação Solidária de Agricultura Ecológica (ASAECO), em Sete Saltos de Cima, Itaiacoca.

A parceria se estabeleceu no início deste ano com as atividades dos pesquisadores nas comunidades rurais e tradicionais de Itaiacoca (Ponta Grossa – PR) e Três Córregos (Campo Largo – PR) pelo projeto de Pesquisa “Das territorialidades tradicionais à territorialização da agroecologia: saberes, práticas e políticas de natureza nas comunidades rurais paranaenses” (Chamada CNPq Universal 2016).

Ainda em 2018, o grupo realizou o 2º Encontro Acadêmico-Comunitário, ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEPG, que teve como foco os “Saberes Geoecológicos Tradicionais e Diversidade Socioterritorial”, em que os discentes dos diversos níveis de ensino participam de atividades de campo e conhecem a realidade dos moradores das comunidades investigadas.

Tratamento de calor no bambu

Bioconstrução 

As casas de sapê, como também são conhecidas nas áreas rurais paranaenses, têm suas paredes em bambu sobrepostas por barro (argila), chão batido e cobertura de capim, constituindo saberes e práticas tradicionais dessas comunidades.

Atualmente, a bioconstrução é uma categoria de arquitetura sustentável, que engloba uma série de princípios, entre eles, técnicas construtivas com uso de matérias-primas naturais ou recicladas, acessíveis nas localidades.

 

Skip to content