Pesquisadora do GP Interconexões lança segundo livro de poesias

A autora reflete sobre a geograficidade de sua vivência no cotidiano e das imersões em comunidades tradicionais

Tanize Tomasi, pós-doutoranda em Geografia da UEPG e pesquisadora do Grupo Interconexões UEPG-CNPq, lançou o livro “(A)proximidades: Pontes Poéticas do Norte ao Sul”. A segunda obra da autora foi publicada em parceria com o historiador Jefferson Cidreira, que está em processo de doutoramento em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia.

A pesquisadora gaúcha obteve as titulações de graduada e de mestre pela UEPG, com doutorado em Geografia pela UFPR. Já na graduação, aprofundou seus estudos tendo como temática as populações tradicionais, faxinalenses e quilombolas. Na poesia Heróis ao Chão “o abismo aos corpos indigentes/ Gritos apátridas/ Dos sem-lugar” evoca a uma historicidade esquecida na Guerra do Contestado.

Poesias

Na obra, de acordo com a autora, há um duelo entre suas memórias ao escrever a poesia Nas Barrancas do rio Uruguai: “dezembro, meia noite do penúltimo dia/ o coaxar das rãs no leito do rio/ um assobio/ plana a alma serena do Rio Uruguai”, escreve. Desde que deixou seu vilarejo, uma comunidade italiana localizada em Tucunduva, no Rio Grande do Sul, a autora conviveu com a realidade de ser uma estudante migrante. As experiências acumuladas neste período, a distância da família e a morte dos avós, permitiram que desenvolvesse um olhar privilegiado para as diversas facetas do dia-a-dia.

Em Mulher-menina, o trecho “viajou por longas terras, mas nos pés as marcas e a poeira de/ São João sempre lhe levam de volta para casa/ Naqueles vales e montanhas de melhores gentes o descanso,/ morada da alma” revela a geograficidade externalizada na obra e permite ao leitor o acesso à paisagem percebida pela autora durante suas imersões em comunidades tradicionais, aos sujeitos invisibilizados e a uma poética densa e dotada de sentimentos.“A obra não é destinada somente à comunidade universitária, mas serve àqueles que buscam refletir sobre temas que perpassam ao cotidiano”, ressalta a autora.