Relatório de campo 21 – Implantação de SAF’s e Quintais agroecológicos na Comunidade rural de Sete Saltos de Cima – Ponta Grossa/PR

As atividades de implantação e melhoramento dos Sistemas Agroflorestais e quintais agroecológicos na Comunidade rural de Sete Saltos de Cima, em Itaiacoca-PR, foram retomadas pelo GPInterconexões, Tanize Tomasi e Renato Pereira, no dia 02 e 03 de abril de 2019.

O mutirão contou novamente com a parceira do IAP, Margit Hauer, e, os residentes, Elifaz Harã, Larissa e Lais. Das comunidades tivemos a participação de Arildo, Maria e Benjamin.

Trabalhou-se com o desenho das linhas, com o “pé de galinha”, na propriedade de Maria Marques, adequando as novas mudas de árvores nativas com as já existentes, nativas e exóticas. Maria já está criando condições para uma agrobiodiversidade em seu sistema, com a presença de árvores frutíferas exóticas, árvores nativas frutíferas/madeiráveis/leguminosas/adubadeiras e florísticas, além de flores, cana de açúcar e plantas alimentícias não convencionais.

Na propriedade de Benjamin Vieira trabalhou-se em duas áreas, uma com declive mais acentuado, e outra suave. Na primeira trabalhou-se com a implantação de duas linhas nas bordaduras, respeitando a presença de mudas nativas. E na área com declive suave fez-se a implantação neste momento de apenas uma linha na bordadura para que o proprietário ainda possa realizar o manejo das árvores que já estão no mesmo.

 

Skip to content