Relatório de campo 20 – Reunião da Rede SAPE

O GPInterconexões UEPG/CNPq, Renato Pereira e Tanize Tomasi, junto com os membros da Rede SAPE, promoveram no dia 31 de março de 2019 na cozinha comunitária da Comunidade Quilombola de Palmital dos Pretos – Campo Largo/PR a segunda reunião da Rede SAPE.

A reunião foi realizada por iniciativa dos membros da Rede SAPE que tinham alguns assuntos para serem dialogados enquanto organização social. O momento foi oportuno para que os membros definissem as diretrizes, metas e objetivos da organização, além da exposição das conquistas já realizadas nestes primeiros seis meses desde sua constituição, em reunião na propriedade de Antônio Ostrufk, na Comunidade rural de Sete Saltos de Cima – Ponta Grossa/PR.

Nesta segunda reunião estiveram presentes sete membros da Rede SAPE, de Palmital dos Pretos e Sete Saltos de Cima. Oportunidade para que pudessem relatar sobre o histórico das práticas agroecológicas e a estruturação de uma organização social dos sujeitos regionais-locais que as desenvolvem em suas propriedades.

Já se definiu alguns papeis efetivos para alguns membros, como o guardião das sementes e mudas nativas, o chefe de mutirão e o comunicador. Também foi colocado como prioridade a implantação de um campo de sementes para a reprodução do banco de sementes já efetivo pela Rede.

Skip to content