Relatório de campo 24 – Mapeando Trilha em propriedade agroecológica de Sete Saltos de Cima (Ponta Grossa – PR)

O GPInterconexões – UEPG/CNPq, Renato Pereira e Tanize Tomasi, estiveram no dia 24 de maio de 2019, mapeando uma trilha na propriedade de Antônio Ostrufk, em Sete Saltos de Cima (Ponta Grossa – PR).

O mirante da Trilha que dá uma perspectiva para toda a área

A “Trilha do Sape” tem um percurso de 1,3 quilômetros. A trilha contorna a propriedade e conta com uma diversidade de ambientes, desde as áreas de plantio de hortaliças orgânicas, pomar e quintal, área de adubação verde, mata nativa reflorestada, nascentes de água, fauna, casa da semente, estufa de hortaliças e árvores nativas e bioconstrução. Para quem gosta de contemplar, trocar energias com a natureza, vislumbrar o seu uso sustentável e equilibrado a trilha proporciona uma experiência de vivência familiar integrada ao ambiente local. Um histórico de transição da propriedade, que passou pela fase de área de cultivo, capoeira, capoeirão e mata nativa, é relatada pelos idealizadores da propriedade agroecológica Antônio e Cida.

No dia 27 de julho de 2019, no 11º Encontro Celebração da Vida da Agricultura Familiar, promovido pela Asaeco (Associação Solidária da Agricultura Ecológica de Ponta Grossa e Região) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ponta Grossa e seus parceiros, a trilha será inaugurada para os convidados que poderão desfrutar de um dia com programação que inclui: abertura, almoço agroecológico, oficinas, trilha, inauguração da estufa de hortaliças e árvores nativas (recurso do Projeto de Pesquisa do GPInterconexões-UEPG/CNPq) e do banco de sementes (Organização moradores e GPInterconexões).

O mapa da “Trilha do Sape” será divulgado para os trilheiros no dia do evento.

Skip to content