Integrantes do GP Interconexões participaram do 11º Encontro Celebração da Vida da Agricultura Familiar em Sete Saltos de Cima, Itaiacoca, no último sábado (27).
A Universidade teve espaço para apresentar os projetos de pesquisa e de extensão que estão sendo executados nas comunidades de Sete Saltos de Cima, Faxinal Sete Saltos de Baixo e Comunidade Quilombola Palmital dos Pretos. Na abertura do evento, Nicolas Floriani, coordenador do GP Interconexões falou da importância das atividades de pesquisa e extensão em comunidades tradicionais e rurais, bem como da institucionalização do projeto Unitinerante, em parceria com a Casla.
Na oportunidade, foi feita a inauguração de uma estufa financiada pelo CNPq e do banco de sementes crioulas da Rede Sape, instalado na Casa de Sementes Agricultor José Sarnick. A instalação da estufa e do banco de sementes na região de Itaiacoca e Três Córregos foi viabilizada a partir de diagnóstico participativo realizado durante imersões dos pesquisadores Renato Pereira e Tanize Tomasi, no ano de 2018, que resultou na identificação de uma rede de solidariedade entre os agricultores gestado pela própria comunidade e evidenciada a partir das atividades de pesquisa acadêmica da tese de doutorado de Renato Pereira, discente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEPG. “A troca de informações, ferramental, saberes, práticas e acesso a sementes crioulas possibilitou a estruturação da Rede SAPE”, ratifica Antônio Ostrufk, que se dispôs a ser o guardião da estufa e do banco de sementes.
Ainda foi entregue a Arildo Portela de Moraes, líder da Comunidade Quilombola Palmital dos Pretos e a Antonio Ostrufk, de Sete Saltos de Cima, um conjunto de mapas regionais-locais desenvolvidos pelos pesquisadores com a participação da comunidade, a partir da metodologia da Cartografia Social.
11º Encontro Celebração da Vida da Agricultura Familiar
O evento, que está em sua décima primeira edição, conta tradicionalmente com a presença de moradores das comunidades rurais e tradicionais dos distritos rurais de Ponta Grossa e de Campo Largo. Neste ano, os agricultores anfitriões e representantes da ASAECO/CETA (Centro de Estudos e Treinamento em Agroecologia) Antonio Ostrufk e Aparecida Teixeira, receberam também representantes da UEPG, IAP, EMATER, CASLA, Miríade, Grupo Simbiose e integrantes da Rede SAPE.