GP Interconexões participa do 11º Encontro Celebração da Vida da Agricultura Familiar

Integrantes do GP Interconexões participaram do 11º Encontro Celebração da Vida da Agricultura Familiar em Sete Saltos de Cima, Itaiacoca, no último sábado (27).

Abertura do 11º Encontro Celebração da Vida da Agricultura Familiar em Sete Saltos de Cima (Itaiacoca)

A Universidade teve espaço para apresentar os projetos de pesquisa e de extensão que estão sendo executados nas comunidades de Sete Saltos de Cima, Faxinal Sete Saltos de Baixo e Comunidade Quilombola Palmital dos Pretos.  Na abertura do evento, Nicolas Floriani, coordenador do GP Interconexões falou da importância das atividades de pesquisa e extensão em comunidades tradicionais e rurais, bem como da institucionalização do projeto Unitinerante, em parceria com a Casla.

Na oportunidade, foi feita a inauguração de uma estufa financiada pelo CNPq e do banco de sementes crioulas da Rede Sape, instalado na Casa de Sementes Agricultor José Sarnick. A instalação da estufa e do banco de sementes na região de Itaiacoca e Três Córregos foi viabilizada a partir de diagnóstico participativo realizado durante imersões dos pesquisadores Renato Pereira e Tanize Tomasi, no ano de 2018, que resultou na identificação de uma rede de solidariedade entre os agricultores gestado pela própria comunidade e evidenciada a partir das atividades de pesquisa acadêmica da tese de doutorado de Renato Pereira, discente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEPG. “A troca de informações, ferramental, saberes, práticas e acesso a sementes crioulas possibilitou  a estruturação da Rede SAPE”, ratifica Antônio Ostrufk, que se dispôs a ser o guardião da estufa e do banco de sementes.

Antonio Ostrufk, guardião da estufa e do banco de sementes

Ainda foi entregue a Arildo Portela de Moraes, líder da Comunidade Quilombola Palmital dos Pretos e a Antonio Ostrufk, de Sete Saltos de Cima, um conjunto de mapas regionais-locais desenvolvidos pelos pesquisadores com a participação da comunidade, a partir da metodologia da Cartografia Social.

11º Encontro Celebração da Vida da Agricultura Familiar

O evento, que está em sua décima primeira edição, conta tradicionalmente com a presença de moradores das comunidades rurais e tradicionais dos distritos rurais de Ponta Grossa e de Campo Largo. Neste ano, os agricultores anfitriões e representantes da ASAECO/CETA (Centro de Estudos e Treinamento em Agroecologia) Antonio Ostrufk e Aparecida Teixeira, receberam também representantes da UEPG, IAP, EMATER, CASLA, Miríade, Grupo Simbiose e integrantes da Rede SAPE.

Skip to content