GPInterconexões contribui para a integração de agricultores em feira regional

O GPInterconexões promove com o apoio do transporte da UEPG a participação de membros da Rede Sape – Saberes Agroecológicos de Permanência – Comunidade Sete Saltos de Cima (Ponta Grossa – PR) e Comunidade Quilombola Palmital dos Pretos (Campo Largo – PR) -, e faxinalenses de Sete Saltos de Baixo (Ponta Grossa – PR) na 17ª Feira Regional de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade e a 3ª Festa dos Guardiões e Guardiãs de Sementes.

Fonte: COLETIVO TRIUNFO, 2019

Nos dias 16 e 17 de agosto de 2019, o município de Rebouças sediou a 17ª Feira Regional de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade e a 3ª Festa dos Guardiões e Guardiãs de Sementes, com o tema “Cultivar sementes crioulas é promover alimentação saudável e preservar os conhecimentos tradicionais”.

Segundo o Coletivo Triunfo, responsável pela organização, o evento recebeu cerca de 4.000 pessoas entre agricultores e agricultoras familiares, quilombolas, faxinalenses, indígenas, assentados da reforma agrária, benzedeiras, estudantes, professores, gestores públicos, pesquisadores e moradores da região.

Os agricultores rurais e tradicionais da Rede SAPE e faxinalenses representaram a região dos distritos de Itaiacoca (Ponta Grossa – PR) e Três Córregos (Campo Largo – PR) com a exposição e comercialização de produtos – alimentos da culinária tradicional e artesanatos.

Fonte: PAES, 2019

Também divulgaram o banco de sementes da Rede SAPE, estruturado pelos GPInterconexões e os membros da rede em dezembro de 2018 tendo como Guardião oficial Antônio Ostrufk, que recentemente inaugurou a Casa de Sementes Agricultor José Sarnick abrigando o banco.  A doutoranda do PPGEO, Cleusi Terezinha Bobato Stadler, integrante do GPInterconexões, expôs o mostruário de sementes crioulas organizado durante as suas investigações da tese de doutorado em comunidades tradicionais paranaenses.

Fonte: PAES, 2019

O GPInterconexões, os membros da Rede SAPE e Faxinalenses tiveram a oportunidade de participar durante a feira de seminários sobre alimentação saudável, segurança e soberania alimentar e oficinas de manejo de erva-mate e conservação de sementes crioulas.

As técnicas Fernanda de Arruda Paes e a estagiária Tayna Cris Silva, do Grupo de Pesquisa Interconexões (UEPG-CNPq), por meio do Projeto de Extensão “Sistema Participativo de Certificação Socioambiental da Agrofloresta Faxinalense: da diferenciação à qualificação dos produtos de comunidades rurais tradicionais do Paraná” apoiado pelo Programa Universidade Sem Fronteiras (SETI-PR), ministram oficinas de capacitação sócio-técnica, produção e processamento de alimentos nestas comunidades tradicionais, quilombolas e faxinalenses, na região de Ponta Grossa e Campo Largo.

As oficinas contribuíram para o projeto da Rede SAPE, gestado pelos agricultores locais com o apoio dos integrantes do GPInterconexões Drª Tanize Tomasi e Msc. doutorando PPGEO Renato Pereira, que alicerçaram os trabalhos de campo do Projeto das Territorialidades tradicionais as territorializações da agroecologia, coordenado pelo Prof. Dr. Nicolas Floriani. Portanto, o GPInterconexões, dentro de seus projetos e pesquisas tem alavancado a já existente produção tradicional de alimentos com valor nutricional de base ecológica – quintais agroflorestais e sistemas agroflorestais destes agricultores.

O GPInterconexões já concluiu a etapa da criação de rótulos e dos selos de identificação – Rede SAPE e Produtos da Agrofloresta Faxinalense que puderam ser inaugurados durante a feira.

Texto adaptado de Fernanda de Arruda Paes