INAUGURAÇÃO DA ESTUFA DE MUDAS NATIVAS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO E TREINAMENTO EM AGROECOLOGIA, EM ITAIACOCA – PONTA GROSSA-PR

No dia 27 de agosto de 2019, por ocasião do 11º Encontro Celebração da Vida da Agricultura Familiar, o Grupo de Pesquisa Interconexões em parceria com o Centro de Educação e Treinamento em Agroecologia (CETA), inauguraram a Estufa de Mudas Nativas na comunidade rural do Sete Saltos de Cima, no distrito de Itaiacoca, município paranaense de Ponta Grossa.

Nesta edição, os agricultores anfitriões e representantes da ASAECO (Associação Solidária de Agricultores Agroecológicos de Ponta Grossa e Região) e do CETA (Centro de Estudos e Treinamento em Agroecologia)  Aparecida Teixeira e Antonio Ostrufk, respectivamente, receberam também representantes da UEPG, IAP, EMATER, CASLA, Grupo Miríade, Grupo Simbiose e integrantes da Rede SAPE.

A Universidade teve espaço para apresentar os projetos de pesquisa e de extensão executados nas comunidades beneficiárias de Sete Saltos de Cima, Faxinal Sete Saltos de Baixo e Comunidade Quilombola Palmital dos Pretos.

Na abertura do evento, o Prof. Dr. Nicolas Floriani, coordenador do GP Interconexões falou da importância das atividades de pesquisa e extensão em comunidades tradicionais e rurais, bem como da institucionalização do projeto Unitinerante (https://parlamentounitinerante.blogspot.com), de autoria da Casa Latio-americana (CASLA) que objetiva, em grandes linhas, gerar redes de colaboração para a viabilização de novos arranjos intitucionais entre Agentes Públicos (municipais, estaduais e federais), universidades e organizações sociais para o desenvolvimento local das comunidades em situação de insegurança socioambiental.

Tal objetivo visa desenvolver uma nova cultura de produção de uma ciência socialmente pertinente dentro das Universidades, permeáveis às demandas regionais, bem como  empoderar os agentes comunitários e agentes públicos para o desenvolvimento local.

Na oportunidade, foi feita a inauguração de uma estufa do Projeto “Das Territorialidades Tradicionais às Territorializações da Agroecologia: Saberes, Práticas e Políticas de Natureza em Comunidades Rurais Tradicionais do Paraná”, financiado pelo pelo CNPq (Edital Universal CNPq, 2016) que inclui o desenvolvimento do projeto de banco de sementes crioulas da Rede Sape, organizado pelo Grupo Interconexões. Tais iniciativas coadunaram na  instalação na Casa de Sementes Agricultor ‘José Sarnick’ por parte do Centro de Edução e Treinamento em Agroecologia, coordenado pelo Sr. Antonio Ostufka.
A instalação da estufa e do banco de sementes na região de Itaiacoca e Três Córregos iniciou-se com o diagnóstico participativo de 15 estabelecimentos rurais distribuídos em três comunidades, realizado durante imersões dos integrantes do Interconexões,  os pesquisadores Renato Pereira e Tanize Tomasi, durante o ano de 2018, que resultou na identificação de uma rede de solidariedade entre os agricultores gestado pela própria comunidade, denominada Rede Sape.
O Doutorando do Programa de Pós-graduação em Geografia, Renato Pereira evidencia que  “A troca de informações, ferramental, saberes, práticas e acesso às sementes crioulas,  possibilitou  a estruturação da Rede SAPE”, ratifica Antônio Ostrufk, que se dispôs a ser o guardião da estufa e do banco de sementes.
Ainda foi entregue a Arildo Portela de Moraes, líder da Comunidade Quilombola Palmital dos Pretos e a Antonio Ostrufk, de Sete Saltos de Cima, um conjunto de mapas regionais-locais desenvolvidos pelos pesquisadores com a participação da comunidade, a partir da metodologia da Cartografia Social.